Altas ondas e clima de confraternização marcaram a 1ª etapa do ASPG Tour 2022

By fecasurf | 2 de maio de 2022 | Destaque, Notícias

Ondas com ótima formação de um metro com séries maiores e clima de confraternização marcaram a abertura do Circuito ASPG TOUR 2022 BIG BAMBOO/MORADA DOS PRASS apresentado pela SURFVIEW, no último sábado, 30, evento que marcou a comemoração dos 128 anos de fundação de Palhoça.

Depois de uma semana de poucas ondas e vento Sul, o sábado amanheceu nublado com vento terral (Nordeste) e excelentes ondas atraindo a atenção de 64 atletas que disputavam vagas para a equipe da ASPG distribuídos nas categorias: Open, Master, Sub-18 e Sub-12 no Masculino e no Feminino na Open e Sub-12.

A primeira categoria a cair no mar foi a Open Masculina vencida por Junior de Matos, que com a maior nota na final (8,33) somou 14,16 pontos, deixando em segundo Swell Henrique, com 13,66 pontos, Thiago Vieira em terceiro, com 8,03 pontos e João Carlos Azevedo em quarto, com 7,64 pontos.

Na final Master, atletas com mais de 35 anos, a disputa sempre é muito acirrada e Thiago Vieira levou a melhor com a somatória de 13,50 pontos. Em segundo ficou Tiago Giusti, com 12,90 pontos, Everton Júnior conquistou a terceira colocação com 10,00 pontos e Alexandre Marques, com 8,34 pontos, na quarta colocação.

Na final Feminino Open Lanai Henrique mostrou muita disposição e fez as maiores notas da bateria (8,00 e 6,67) conquistando o título com a somatória de 12,67 pontos. Carla Flores somou 4,17 na segunda colocação, Juliana Rovai ficou na terceira posição com 3,23 pontos e Carol Fortes com a soma de 3,20 pontos na quarta colocação.

A categoria Sub-18 Masculino teve uma excelente participação de Otávio Henrique que disparou na liderança da bateria com as notas 5,17 e 6,07, conquistando 13,34 pontos e o título. Em segundo ficou Pedro Silveira com 6,90 pontos, em terceiro com 2,40 pontos ficou Ruan Henrique e na quarta colocação ficou Mateus Amorim, com 0,50 pontos.

A categoria Sub-12, aquela em que os atletas são acompanhados na água geralmente pelos pais, levantou a torcida na praia. Na final Masculino, Samuel Couto com as notas 4,83 e 3,00 foi o grande destaque somando 7,83 e subindo ao pódio como campeão. Em segundo ficou JP Juttel com 5,33 pontos, em terceiro Miguel Gobbo somando 4,93 e João Pedro Vitor com 2,64 pontos na quarta colocação.

Na Sub-12 Feminino a emoção e a torcida não foi diferente quando as atletas subiam na prancha. Maya Henrique saiu na frente liderando a bateria e com a somatória de 5,33, levou o troféu de campeã. Zazá Murad somando 3,63 pontos ficou em segundo, com Sofia Selbach em terceiro com 3,20 pontos e Lia, com 0,90 pontos, na quarta colocação.

O empresário Artur Prass, que acompanhou de perto o evento, disse que “nestes 20 anos de Big Bamboo, dia a dia está atento à aprimorar os vínculos com a comunidade local, e patrocinar na condição de Master este evento da ASPG é simplesmente prestigiar a comunidade, por estarem fazendo este esforço em prol da nossa juventude e do Surf local, por isso, parabenizo a ASPG e a comunidade como um todo.”

Para o presidente da ASPG, Piu Pereira, “foi gratificante realizar esta 1ª etapa com todo apoio do “staff” da Associação, da galera local, dos patrocinadores e apoiadores. O alto astral na praia com ondas de qualidade e nível de surf elevado dos atletas tornou o evento muito especial. Acrescento ainda como muito positivo o fato de que o julgamento foi supervisionado por um chefe de juízes e um árbitro da Fecasurf, e as notas e resultados estavam sendo disponibilizados online pelo site https://liveheats.com.br/events/9499”.

As próximas etapas estão agendadas para os dias 20/08 e 19/11, quando ao final, teremos o ranking de 2022 para formação da equipe da Associação.

O Circuito é realizado pela Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG), tem o patrocínio do Restaurante Big Bamboo e Morada dos Prass, apresentado pela SurfView com o apoio da Surfland e a Prefeitura de Palhoça, homologado pela Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), apoio institucional da Nona Reserva Mundial de Surf e suporte local de Restaurante del Mar, Guarda Gosto, Bar do João, La Madre, Guardião, Casa do Suco, Supermercado Santos, Amendoins Dadá, Posto de gasolina Pinheirão, Jacke Doula e Doterrabr.

Classificação primeira etapa ASPG Tour 2022

OPEN Masculino

1-JR DE MATOS

2-SWELL HENRIQUE

3-THIAGO VIEIRA

4-JOÃO CARLOS AZEVEDO

MASTER

1-THIAGO VIEIRA

2-TIAGO GIUSTI

3-EVERTON JR

4-ALEXANDRE MARQUES

OPEN Feminino

1-LANAI HENRIQUE

2-CARLA FLORES

3-JULIANA ROVAI

4-CAROL FORTES

SUB 18 Masculino

1-OTAVIO HENRIQUE

2-PEDRO DA SILVEIRA

3-RUAN HENRIQUE

4-MATEUS AMORIM

SUB 12 Masculino

1-SAMUEL COUTO

2-JP JUTTEL

3-MIGUEL GOBBO

4-JOÃO PEDRO VICTOR

SUB 12 Feminino

1-MAYA HENRIQUE

2-ZAZÁ MURAD

3-SOFIA SELBACH

4-LIA SILVEIRA

Marcos Aurélio Gungel (Kito)

Assessoria Comunicação ASPG

Piu Pereira

Presidente da ASPG

Imagens @rafashot