Fundada em 1980, como Associação Catarinense de Surf e a partir de 1987, transformada em Federação, a FECASURF vem promovendo desde então com considerável organização e credibilidade o Circuito Catarinense de Surf Profissional e Amador, tendo como principal objetivo planejar, administrar e fomentar o esporte em Santa Catarina.

A FECASURF é o órgão máximo do esporte em nosso Estado, sendo, portanto a entidade que gerencia e determina os critérios de homologação e organização de todas as competições profissionais e amadoras, definindo os padrões técnicos das competições. A Federação Catarinense de Surf é filiada à Confederação Brasileira de Surf – CBS, e também à Associação Brasileira de Surf Profissional – ABRASP, sendo nesta, membro do Conselho Executivo.

A FECASURF tem no momento 27 associações legalmente filiadas, e que são sediadas em vários municípios do litoral catarinense, sendo que estas entidades são responsáveis pelos circuitos locais, eventos que tem a função de desenvolver, com o apoio da Federação, o surf nas comunidades, incentivando desta forma o surgimento de novos talentos.

Diretoria

Presidente: Reiginaldo Ferreira

Vice-Presidente: Jordão Bailo Junior

Vice-Presidente Região Sul: Katz Sullivan

Vice-Presidente Região Leste: Cristiano Melo

Vice-Presidente Região Norte: Juliano Possamai

Diretoria Técnica

Diretor de Arbitragem de Surf Profissional – Fabiano Farias

Diretor de Arbitragem de Surf Amador – José Olegário

Diretor de Comunicação – Norton Evaldt

Conselho Fiscal

Aurélio Ramos

Adriano Cardoso

Carlos Augusto da Luz