O primeiro campeonato de surf virtual na história da Fecasurf!

By fecasurf | 4 de junho de 2020 | Destaque, Notícias

Mini Kalzone e Silverbay apresentam

Surf Talentos Oceano Virtual

O primeiro campeonato de surf virtual na história da Fecasurf!

O Virtual Surfing Fecasurf inaugura um novo formato de competição na grade de eventos da entidade catarinense. Pela primeira vez no país, um campeonato de surf amador será virtual e valerá pontos para o ranking estadual amador 2020.

 

 

REGULAMENTO

 

Este documento estipula o conjunto de regras e metodologia para a realização do Campeonato Surf Talentos Oceano Virtual 2020, que será realizado pela Produtora Swell Eventos com o patrocínio da marca Oceano Surf Wear, apresentado pela Minikalzone e Silverbay, sendo homologado e supervisionado pela Federação Catarinense de Surf – Fecasurf.

 

Santa Catarina

Maio de 2020
SUMÁRIO

 

 

1 REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO……………………………………………………………….3

2 INSCRIÇÕES……………………………………………………………………………………………..3

3 METODOLOGIA DE COMPETIÇÃO……………………………………………………………..4

3.1 O FORMATO……………………………………………………………………………………………5

3.1.1 JANELA DE ESPERA…………………………………………………………………………….6

3.1.2 SOBRE A SINALIZAÇÃO………………………………………………………………………..6

3.1.3 JANELA DE AÇÃO…………………………………………………………………………………7

3.1.4 SOBRE O ENVIO DOS ARQUIVOS…………………………………………………………8

3.1.5 SOBRE O JULGAMENTO……………………………………………………………………..10

3.1.6 RESULTADO……………………………………………………………………………………….11

3.1.7 SOBRE A PREMIAÇÃO………………………………………………………………………..11

4 ORIENTAÇÕES………………………………………………………………………………………..11

5 PARTICIPAÇÕES……………………………………………………………………………………..12

 

 

 

 

 

 

 

1 REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO

            Todos os atletas participantes e seus videomakers deverão ler o regulamento completo, disponibilizado de forma online no site da Federação Catarinense de Surf – Fecasurf, na página www.fecasurf.com.br, para serem conhecedores de todas as regras, evitando possíveis inconveniências que possam levar à desclassificação do atleta.

Os atletas e seus videomakers participantes deverão aceitar os termos deste regulamento e conceder autorização para uso da imagem (Autorização de Direitos Autorais e de Imagem) ao evento Surf Talentos Oceano Virtual 2020, em todas as mídias, sejam elas online ou offline, no Brasil ou no exterior.

A participação do evento Surf Talentos Oceano Virtual 2020 é para atletas de todo o Brasil e prioritária para os atletas que já competiram no Circuito Catarinense de Surf, sendo aberta posteriormente a outros atletas, onde sugere-se que realizem as filmagens das ondas nos locais onde residem ou de melhor acesso;

A organização do Surf Talentos Oceano Virtual se reserva ao direito de não aceitar inscrições ou vídeos que não atendam aos requisitos necessários explícitos neste regulamento.

 

2 INSCRIÇÕES

O pagamento das inscrições para a etapa do Surf Talentos Oceano Virtual 2020, fazendo parte do Virtual Surfing Fecasurf 2020, serão realizados através da Fecasurf – Federação Catarinense de Surf, através das seguintes informações, seguindo o seu processo normal de inscrições (Livro de Regras Fecasurf 2020).

 

PARA INSCRIÇÃO

 

– Valor de R$ 80,00 (Oitenta Reais – todas as categorias).

– Período de inscrições: das 08h de 08/06/2020 às 18h de 18/06/2020;

– Atletas participantes do Circuito Catarinense de Surf tem prioridade de inscrição nos primeiros 5 (cinco) dias (das 08h do dia 08/06 às 18h do dia 13/06);

– Conta para depósito:

– Banco: Banco do Brasil

– Agência: 5201-9

– Conta Corrente: 844759-4

– Enviar comprovante de inscrição para o e-mail: fecasurf@fecasurf.com.br

– Junto ao e-mail de comprovante de inscrição, enviar também:

– CPF ou documentação que comprove a idade;

– Comprovante de residência do município que reside;

– Endereços de e-mail, Instagram e Facebook (links de direcionamento, não somente o nome);

– Número de fone com WhatsApp.

 

Observações:

  1. De acordo com o Regulamento da FECASURF, o pedido de inscrição somente será aceito quando solicitado por e-mail (fecasurf@fecasurf.com.br) e validado após recebimento do comprovante de depósito;

 

3 METODOLOGIA DE COMPETIÇÃO

O evento é intitulado formalmente como “Minikalzone e Silverbay apresenta: Surf Talentos Oceano Virtual 2020”. Faz parte do “Virtual Surfing Fecasurf 2020”, é válido, no ano de 2020, pela 2ª etapa do Circuito Catarinense de Surf Amador da Fecasurf (3000 pts) e 2ª etapa do Circuito Surf Talentos Oceano (6000 pts).

As categorias do evento seguem as mesmas utilizadas na primeira etapa:

  • Masculino Sub 10
  • Masculino Sub 12
  • Masculino sub 14
  • Masculino Sub 16
  • Masculino Sub 18
  • Feminino Sub 12
  • Feminino Sub 14
  • Feminino Sub 18

 

3.1 O FORMATO

 

VISÃO ABREVIADA

 

Veja de forma abreviada, como será o formato da competição:

 

A competição de processará no formato virtual, onde terá uma Janela de Espera de 20 dias, para que sejam definidos 2 (dois) dias para a Janela de Ação. Durante os 2 (dois) dias da Janela de Ação, os atletas devem registrar por vídeo suas ondas surfadas e enviar para a organização do evento, para que essas sejam julgadas. A competição é aberta para atletas de todo o Brasil.

 

  • Envio dos vídeos de 8 (oito) ondas surfadas;
  • Serão 4 (quatro) fases:

– Round 1     (fase 1)

– Round 2     (fase 2);

– Semifinais  (fase 3);

– Finais         (fase 4).

 

  • Cada fase será julgada 2 (duas) ondas por atletas;
  • As baterias serão de 4 atletas nas fases 1 e 2 e nas fases semifinais e finais serão homem a homem (podendo mudar em caso de necessidade);
  • O julgamento das 8 (oito) ondas será realizado pelo corpo técnico de juízes da Fecasurf;
  • A premiação será composta por troféus e kits dos patrocinadores.

 

VISÃO COMPLETA

 

Essa parte enfatizamos com mais detalhes sobre o formato do evento virtual:

 

  • Janela de Espera de 20 dias;
  • Janela de Ação de 2 dias;
  • As baterias serão de 4 atletas nas fases 1 e 2 e nas fases semifinais e finais serão homem a homem (podendo mudar em caso de necessidade);

 

Para a participação do Surf Talentos Oceano Virtual, um período de inscrição de 10 dias (VER ÍTEM 2 – INSCRIÇÕES) será informado antecipadamente pelas mídias oficiais do evento (Surf Talentos Oceano | Swell Eventos) e pelo site da Federação Catarinense de Surf – Fecasurf (www.fecasurf.com.br). Para isso, deve-se obedecer aos requisitos orientados no item 1 REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO deste documento, para que sua inscrição seja aceita.

 

3.1.1 JANELA DE ESPERA

Após o término do período de inscrições, dar-se-á início à Janela de Espera de 20 dias para que tenhamos a possibilidade de aguardarmos condições de ondas mais favoráveis para a competição virtual. Nesse período, a organização do evento juntamente com a equipe técnica da Fecasurf, acompanhará as condições de ondas e a definição dos melhores dias para a escolha da Janela de Ação. Com isso, todos os atletas inscritos deverão ficar atentos nas páginas oficiais do evento para as sinalizações visuais através de bandeiras coloridas.

 

3.1.2 SOBRE A SINALIZAÇÃO

Os atletas serão comunicados pela organização, através dos canais oficiais do evento, sobre o período de inscrições, o período da janela de espera e a definição da janela de ação para registro das ondas.

Para o acompanhamento do “status” da janela de espera dos 20 (vinte) dias, a organização do evento anunciará nos canais digitais oficiais, através de um sistema de bandeiras ao estilo dos campeonatos de Big Waves:

  • Bandeira Vermelha – sem evento;
  • Bandeira Laranja – atenção evento possível em 3 dias;
  • Bandeira Amarela – Evento confirmado para 2 dias;
  • Bandeira Verde – Evento on;

 

3.1.3 JANELA DE AÇÃO

Para a janela de ação, os atletas terão 2 (dois) dias em datas específicas informadas pela organização, dentro de uma janela de espera de 20 (vinte) dias, para o registro de 8 (oito) ondas em vídeo.

Não serão aceitas ondas registradas em datas diferentes das estabelecidas.

Obs.: Orientamos que todo o regulamento seja lido e estudado por completo para evitar situações inconvenientes que possam levar à desclassificação do atleta.

 

SOBRE AS FILMAGENS

 

  • Antes de iniciar a sessão de surf para a filmagem das ondas, o atleta deve realizar uma breve filmagem narrando e mostrando alguns elementos como:

– Mostrar data e o horário (pode ser mostrando a tela do celular);

– Mostrar a prancha e o traje (para identificação);

– Mostrar o entorno da praia e o nome, nome do pico, nome da cidade.

– Mencionar as condições de ondas;

  • Em caso de mais de uma sessão de surf para o registro das ondas, deve-se realizar uma nova filmagem narrativa pelo atleta, conforme mencionado anteriormente (seja no mesmo dia ou não, na mesma praia ou não).
  • Recomendamos que a câmera seja configurada de modo a registrar a data e hora de forma automática, para dirimir quaisquer possíveis dúvidas levantadas;
  • Para que as ondas sejam consideradas válidas, o registro deve contemplar desde o momento da remada até alguns segundos após a finalização. As ondas recebidas pela organização que não mostrarem esses momentos, serão consideradas inválidas e descartadas do somatório.
  • Utilizar a câmera com um formato de “câmera aberta”, ou seja, não fazer a filmagem com o “zoom” muito fechado;
  • As filmagens devem ser realizadas frontalmente com o surfista na onda, de maneira que a câmera fique posicionada de frente para a praia. Filmagens laterais ou de dentro da água não serão aceitas;
  • Se as filmagens não conseguirem identificar claramente os dias regulamentares da competição, os vídeos poderão ser rejeitados e o atleta desclassificado;

 

SOBRE AS ONDAS

 

  • Das 8 (oito) ondas enviadas, 2 (duas) ondas deverão ser usadas para a 1ª fase, 2 (duas) ondas para a 2ª fase, 2 (duas) ondas para as semifinais e 2 (duas) ondas para a final.
  • Os surfistas poderão participar em mais de uma categoria, mediante pagamento da inscrição em cada categoria, devendo enviar o mesmo número de ondas, sem repetição, para cada categoria na qual se inscrever:

– Uma categoria = 8 ondas;

– Duas categorias = 16 ondas.

 

  • Se o atleta não passar da 1ª (primeira) fase para a próxima fase, as ondas relacionadas às próximas fases não terão efeito.

 

3.1.4 SOBRE O ENVIO DOS ARQUIVOS

Após a Janela de Ação de 2 dias, os atletas terão um prazo de 3 dias para o envio dos arquivos dos vídeos das ondas, encerrando-se às 18h do 3º (terceiro) dia.

  • Os arquivos devem estar no formato MP4;
  • Os arquivos devem estar devidamente nomeados, indicando quais são as 2 (duas) ondas para a 1ª fase, as 2 (duas) ondas para a 2ª fase, as 2 (duas) ondas para as semifinais, as 2 (duas) ondas para a

 

NOMEAR OS ARQUIVOS DA SEGUINTE FORMA:

 

FASE 1:

– ONDA 1 DA FASE 1;

– ONDA 2 DA FASE 1;

 

FASE 2:

– ONDA 3 DA FASE 2;

– ONDA 4 DA FASE 2;

 

SEMIFINAIS

– ONDA 5 DAS SEMIFINAIS;

– ONDA 6 DAS SEMIFINAIS;

 

FINAIS

– ONDA 7 DAS FINAIS;

– ONDA 8 DAS FINAIS;

 

  • O carregamento dos arquivos deverá ser realizado na página wetransfer (inscrição gratuita até 2Gb (dois Giga Bytes)) no endereço web www.wetransfer.com;
  •  Gerar o link para “download” no wetransfer e enviar juntamente com as informações abaixo para o e-mail virtual@swelleventos.com.
  • Ao enviar os vídeos, devem conter no e-mail as seguintes informações:

DO ATLETA

– Nome do atleta (mesmo da inscrição);

– Categoria (s) inscrita (s);

– CPF ou documento que comprove sua idade (documento com foto);

– Altura e peso;

– Endereço de e-mail;

– Links do perfil ou página do Instagram e Facebook (não enviar nome, enviar o link de direcionamento);

– Tamanho e marca das pranchas utilizadas;

 

DO VIDEOMAKER

 

– Nome, CPF, câmera e lentes utilizadas, link do Instagram e Facebook, fone com WhatsApp;

– Formulário de autorização para uso de imagens preenchido, cedendo os Direitos Autorais e de Imagem.

  • Os atletas deverão enviar todas as 8 (oito) ondas de uma só vez;

 

Obs.:

  1. Os surfistas inscritos que não enviarem seus vídeos, serão considerados como W.O. na competição.
  2. Aqueles que enviarem os vídeos após o prazo estipulado pela organização, poderão ser desclassificados, sem ressarcimento da inscrição.
  3. Casos de saúde, contusão ou qualquer outro relevante, deverão ser enviados rapidamente para a Fecasurf, a qual vai definir se é devida a devolução da inscrição (e possível abertura de vaga alternate).

 

3.1.5 SOBRE O JULGAMENTO

Toda a composição técnica e processo de julgamento será realizado pela Federação Catarinense de Surf – FECASURF, através de metodologia estudada especificamente para essa modalidade de evento, obedecendo os mesmos critérios utilizados no Livro de Regras da Fecasurf 2020.

Após receber os vídeos dos atletas, a organização do evento realizará uma triagem para verificação das adequações às regras e pequenas edições para ter uma facilitação do julgamento. Todas as situações que fogem das regras serão verificadas pela equipe técnica da Fecasurf, que responderá pelas decisões mais cabíveis para casa situação.

 

  • O processo de julgamento se dará de forma remota, através de comunicação interativa online entre as equipes;
  • Somente serão julgadas as ondas dos atletas que avançarem na competição através das fases. Caso o atleta não passe para a fase seguinte, as ondas relativas aquelas fases serão descartadas e não julgadas.

 

3.1.6 RESULTADOS

Após o julgamento das ondas pela Fecasurf, os resultados serão veiculados pelas páginas digitais oficiais do evento (Surf Talentos Oceano | Swell Eventos).

Obs.: Os Rankings estarão valendo apenas para os atletas que concorrem oficialmente (filiados), de acordo com o Livro de Regras da Fecasurf 2020.

 

3.1.7 SOBRE A PREMIAÇÃO

A premiação será composta por troféus e kits dos patrocinadores, da seguinte forma:

  • Premiação para o campeão de cada categoria;
  • Premiação para o vice-campeão de cada categoria;
  • Premiação para os 2 (dois) terceiros colocados de cada categoria.

 

4 ORIENTAÇÕES

O QUE NÃO FAZER

 

– Registrar a onda sem mostrar o momento da remada;

– Registrar a onda fora da Janela de Ação definida, de 2 dias;

– Filmagens de dentro da água.

 

O QUE FAZER

 

– Configurar o equipamento de filmagem para o registro de data e hora;

– Registrar a onda até segundos após a finalização da mesma;

– Filmar de frente para o surfista na onda, de frente para a praia.

 

Obs.: O Regulamento poderá sofrer alterações a qualquer momento sem aviso prévio, caso a organização do evento o julgue necessário, valendo sempre a versão mais atual.

 

5 PARTICIPAÇÕES

Participam da elaboração desse projeto:

  • SWELL EVENTOS – Promoção, Produção e Organização;
  • FECASURF – Federação Catarinense de Surf – Homologação e Supervisão Técnica;
  • RODRIGO FERNANDES – Gestor e Redator do Projeto

Uma ação da Swell Eventos em conjunto com a Fecasurf, valorizando o esporte Surf como profissão.