Regressiva para o maior evento entre associações do país em Balneário Camboriú (SC)

By fecasurf | 17 de novembro de 2017 | Destaque, Notícias
Florianópolis (SC), 16 de novembro de 2017
       Tudo pronto para mais um Santa Catarina Interassociações 2017, evento que acontecerá nesse próximo final de semana em Balneário Camboriú(SC). Muitas associações já confirmaram suas equipes e são aguardadas para dois dias de competição no litoral norte catarinense.

A pouco mais de 24 horas para o início Santa Catarina Interassociações 2017, muitas equipes já estão prontas para a competição que reunirá as principais associações filiadas a Fecasurf (Federação Catarinense de Surf), e disputaram o cobiçado título de melhor equipe de Santa Catarina na temporada.
A previsão para o final de semana indica condições de ondas favoráveis em Balneário Camboriú(SC), localizada a 70 km ao norte da capital Florianópolis. “Balneário Camboriú receberá com satisfação este grande evento de surf, e será mais uma atração para os moradores e turistas que admiram este esporte, que tem muita identificação com a nossa cidade. Os atletas e todas as equipes serão muito bem vindos, e desejo a todos um ótimo campeonato e uma excelente estada em nossa cidade”, declarou Fabrício Oliveira, o jovem prefeito de Balneário Camboriú(SC).
Interassociações é um campeonato tradicional no estado, realizado desde a década de 90. Com uma fórmula disputa diferenciada e única dos padrões, o evento é considerado um dos maiores do país e no mundo, similar ao mundial disputado entre países realizado pela ISA (International Surfing Association). O palanque principal será montado na praia Central na altura do Maxim´s, e caso haja necessidade, uma segunda estrutura estará à disposição da organização do evento.
Além das tradicionais associações do estado, a competição traz novidades neste ano e marcará a estreia da ASBQ (Brusque). A entidade norte catarinense foi fundada em 2003, e após 14 anos de atividades, recebeu o convite da Fecasurf para participar do evento pela primeira vez.
Apesar de Brusque não ter praia, o surf é bastante apreciado na região, e a proximidade da cidade com o litoral norte facilita o surgimento de novos adeptos. “Em 2016 realizamos quatro etapas do nosso circuito em diversos locais como Gravatá(Navegantes), Atalaia(Itajaí) e Mariscal (Bombinhas)”, comentou Diego Maestri, presidente da ASBQ. “Estamos regularizando os documentos junto a Fecasurf para darmos segmento aos trabalhos e atividades da associação e alavancar ainda mais o surf na região, além de marcar presença nas próximas edições do Interassociações”, encerrou Diego.
A estimativa em relação ao número de equipes inscritas é positiva. Cerca de 16 associações de todo estado são aguardadas em Balneário Camboriú, número considerado excelente pela organização. O Santa Catarina Interassociações 2017 começa neste sábado, às 8 horas da manhã com todas as equipes perfiladas na praia para a execução do hino nacional.
Seguindo o tradicional protocolo da competição, na sequencia acontecerá a Cerimônia das Areias. Os representantes das associações participantes depositam as areias de suas respectivas praias na urna principal, que é despejado no mar pelo representante da associação local, no caso da ASBC Balneário Camboriú, encerrando o cerimonial e dando inicio as disputas.
Formato de competição do Santa Catarina Interassociações 2017
     O Santa Catarina Interassociações 2017 tem as baterias com a duração de 10 minutos, com o surfista podendo surfar no máximotrês ondas, com suas duas melhores notas computadas definindo os classificados. Cada equipe deve se apresentar no campeonato com seus uniformes, barracas, além das bandeiras de sua cidade e associaçãoTodos esses quesitos vale pontos, que somados as disputas na água em cada categoria, definirá a equipe campeã.

Composição das equipes:

*01 Chefe de Equipe;
*01 Técnico;
*02 Atletas Open;
*02 Atletas Juniores;
*01 Atleta Mirim;
*01 Atleta Master;
*01 Atleta Iniciantes;
*01 Atleta Infantil;
*01 Atleta Feminina;
*01 Atleta Longboard;
*01 Atleta Adaptado (esta categoria é a novidade no circuito neste ano).

  • O livro de regras do Santa Catarina Interassociações 2017 já se encontra disponível na página da Fecasurf:WWW.fecasurf.com.br .
  • As escalações das equipes estão chegando e podem ser conferidas nas seguintes páginas no Facebook: Santa Catarina Interassociações 2017 e Prime.Press07 Assessoria & Comunicação.

O Santa Catarina Interassociações 2017 tem a apresentação da Vida Marinha e Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú. Apoio: Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, Hotel Vieira´s, Ambiental e Surfer´s Paradise. Supervisão Técnica: ASBC (Associação de Surf de Balneário Camboriú) e Fecasurf. Realização: MAC.

Ranking do Santa Catarina Interassociações 2016

1º- Barra do Sul (ASB)
2º- Joaquina (ASJ)
3º- Garopaba (ASG)
4º- Imbituba(ASI)
5º- Balneário Camboriú(ASBC)
6º- São Francisco do Sul(AFS)
7º- Itapoá (AIS)
8º-Ingleses e Santinho (ASIS)
9º- Matadeiro (ASM)
10º- Ferrugem (ASF)
11º- Lagoinha do Leste(ASNLL)
12º- Bombinhas (ABS)
13º- Extremo Sul da Ilha(ASESUL)
14º- Praia do Rosa (ASPR)
15º- Itajaí (ASPI)

Balneário Camboriú sediará a única etapa do Santa Catarina Interassociações 2017, que definirá a associação campeã da temporada em Santa Catarina. Foto: Basilio Ruy/P.P07
Cenas do Santa Catarina Interassociações. Abertura do circuito de 2016, em Barra do Sul(SC), com as equipes perfiladas para execução do hino nacional antes do evento. Foto: Basilio Ruy/P.P07
O belíssimo troféu destinado a equipe campeã do Santa Catarina Interassociações. Foto: Basilio Ruy/P.P07
Cartaz oficial da competição. Divulgação
Cenas do Santa Catarina Interassociações: tradicional Cerimônia das Areias, realizada após a execução do hino nacional, onde a areia de todas as praias das equipes participantes são depositadas no mar da associação anfitriã. Foto: Basilio Ruy/P.P07
Cenas do Santa Catarina Interassociações: a ASBC Balneário Camboriú será a associação anfitriã da edição única do Santa catarina Interassociações 2017. Foto: Basilio Ruy/P.P07
Cenas do Santa Catarina Interassociações: a surfista Gabrieli Leite foi um dos destaques da ASB Barra do Sul em 2016, equipe, campeã do Interassociações.. Foto: Basilio Ruy/P.P07
Cenas do Santa Catarina Interassociações: a competição sempre atraiu grandes surfistas que se destacaram internacionalmente, como Peterson Rosa, que disputou a etapa na praia do Santinho, em Floripa, defendendo a AFS (Associação Francisquense de Surf). Foto: Basilio Ruy/P.P07