Taça Baleia Franca: Publico aprova retorno e Gabriel Jr. leva a melhor

By fecasurf | 27 de setembro de 2021 | Destaque, Notícias

 

Sol, praia cheia, boas ondas e grandes disputas marcaram o retorno às competições de surf em Imbituba. Gabriel Júnior venceu a Open e Alma Corgiolu a Open Feminino. João Vitor Lúcio levou a melhor sobre ‘Medina’ e Daniel Pedreira consegue a maior média e as melhores notas da competição 

 

Por Eduardo Rosa/ASI

Em um fim de semana marcado pelo sol – a previsão era de tempo instável com possibilidade tempo nublado e até chuva -, boas ondas, entre meio e um metro, e excelente público, Imbituba teve seu retorno as competições de surf em grande estilo, com a Taça Baleia Franca de Surf Open, apresentado pela Prefeitura de Imbituba, Diretoria Municipal de Esportes e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário.

Nas redes sociais – e até mesmo na praia – era visível a satisfação do público, dos atletas e seus respectivos pais, rasgando elogios à organização do evento realizado pela Associação de Surf de Imbituba, bem como as disputas que aconteceram no Canto da praia da Vila, em Imbituba.

 Sábado com vitória de Gabriel Júnior na Open e Riomar Rodrigues na Máster

O sábado (18) amanheceu contrariando todas as previsões do tempo. Tudo indicava tempo nublado e chuva, mas o que se viu foi o oposto. Sol, ondas na faixa de um metro e perfeitas, um típico amanhecer da praia da Vila. O Surfemais previu sol e um pouco de vento nordeste, principalmente no sábado.

Invicto desde sua primeira bateria na Taça Baleia Franca Open 2021, Gabriel Júnior colecionou vitórias neste evento na Open. Além disso, fez a terceira e a quarta melhor média do evento (14,00 e 14,10). Logo atrás dele, Thiago Vieira também passou todas as suas baterias em segundo lugar, desde a primeira fase, e terminou nesta colocação.

Em terceiro, mesmo vencendo todas as suas baterias também, e ter feito as duas melhores médias e a maior nota do evento, Daniel Pedreira bateu na trave justamente na grande final. Luy Arman completou a lista de finalistas com a quarta colocação.

Na Máster, Riomar Kiko Rodrigues estava mesmo com saudades dos pódios imbitubenses. Levou a melhor e mostrou que seu surf continua afiado. Rodrigo Farias chegou a ameaçar Riomar, mas não conseguiu superá-lo. Rodrigo Couto e Fernando Alves – 3º e 4º lugares – completaram a finalíssima da Máster.

 Domingo com surpresas: Alma vence a Open Feminino e sua prima Guadalupe chega em 4º na Sub 12 Masculino

Com poucas atletas inscritas na Taça Baleia Franca Open de Surf, a solução para as meninas era disputarem categorias masculinas. Alma Corgiolu mostrou que sua dedicação, mesmo durante a Pandemia, esta surtindo efeito. Levou a melhor diante de atletas experientes da região, como Andreza Barcelos (2ª), Joana de Bona (3º) e Sannia Antunes (4º). Já Guadalupe Corgiolu chegou em 4o. na Sub 12 Masculino.

 João Vitor leva a melhor sobre ‘Medina’

João Vitor Lúcio levou a melhor sobre ‘Medina’ na Sub 16. Isso mesmo!! O homônimo do Tricampeão Mundial de Surf, Gabriel Medina, nesse caso, Davi Medina, ficou com o vice campeonato neste evento. Atrás deles, Lucas Costa (3º) e Brian Ximenes (4º).

 Na Sub 10 Feminino, outra surpresa, Maria Heizen vence e mostra que a renovação continua em Imbituba

As categorias Sub 10 Feminino e a Sub 8 Masculino mostraram que paralisação de quase 2 anos nas competições trouxe novas surpresas para os eventos. Maria Heizen venceu a Sub 10 Feminino e se tornou a nova cara do circuito local.

Além dela, Keoni Zanoni levou a melhor na Sub 8 Masculino. Na Sub 12, João Guilherme também se tornou novidade nos eventos da ASI. Na Sub 14 Natan Rosa venceu três destaques da nova geração do surf imbitubense, Santiago Valenzano (2o.), Lucas Costa (3o.) e Vitor Hugo Giesse (4o.). E a Sub 10 revelou Artur Costa, da família Costa, que não pára de produzir novos talentos.

 Taça Baleia Franca de Surf Open 2021: Evento regado a ações socioambientais

A Taça Baleia Franca Open de Surf fez parte da Semana Nacional da Baleia Franca que ainda acontece em Imbituba neste mês de setembro. Os dois dias do evento, neste último fim de semana, foi recheado de ações socioambientais. O Pro-Franca/Instituto Australis esteve presente para falar sobre o mamífero aquático que visita o maior berçário de baleias do sul do Brasil, em Imbituba, a Baleia Franca.

Ainda neste fim de semana o Ecosurf Imbituba realizou um dos maiores mutirões de limpeza de praias e lagoas já vistos em Imbituba. O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2021 passou pela praia da Vila no segundo dia de competição – domingo – e levou voluntários – entre eles atletas – a ‘pagarem’ sua diversão ajudando na limpeza de praia.

Além de consciência, educação ambiental para todos os presentes a Taça Baleia Franca Open de Surf. Tais situações já se tornaram corriqueiras nos eventos da Associação de Surf de Imbituba.

 Taça Baleia Franca de Surf Open 2021

A Taça Baleia Franca de Surf Open, apresentado pela Prefeitura de Imbituba, Diretoria Municipal de Esportes e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário, foi realizado pela ASI, teve como apoio Eduardo Surf e Skate Shop, Sicredi, Imbiwave, Porto Surf Shop, Vila Surf Shop, Mini Kalzone, Pro Franca/Instituto Australis, Tabacaria Cardoso, Praia da Vila Bar, Bebidas On Line, e Tem Energia Sistema Energia Solar, a supervisão foi da Fecasurf, a cobertura do Surfemais e a segurança marítima do Corpo de Bombeiros de Imbituba.

 Resultados da Taça Baleia Franca Open de Surf 2021 por Surfpro.com.br

 Sub 08
1º Keoni Zanoni
2º Kallebe Bressan
3º Vicente Munari
4º Gabriela

 Sub 10 Feminino
1º Maria Heizen
2º Maya Reis Bianchini
3º Joana Martins
4º Malu Pires]

 

Sub 10 Masculino
1º Artur Costa
2º Samuel Couto Oliveira
3º Davi Junior
4º Matheus Zilio

 

Sub 12 Masculino
1º Joao Guilherme
2º Joaquim Boccanera
3º Noah Zanoni
4º Guadalupe Corgiolu

 

Sub 14 Masculino
1º Natan Rosa
2º Santiago Valenzano
3º Lucas Costa
4º Vitor Hugo Giesse

 

Sub 16 Masculino
1º Joao Vitor Lucio
2º Davi Medina
3º Lucas Costa
4º Brian Ximenes

 

Open Feminino
1º Alma Corgiolo
2º Andreza Barcelos
3º Joana de Bona
4º Sannia Antunes

 

Open Masculino
1º Gabriel Junior
2º Thiago Vieira
3º Daniel Pedreira
4º Luy Arman

 

Máster
1º Riomar Rodrigues
2º Rodrigo Farias
3º Rodrigo Couto
4º Fernando Alves