Início » Ações Socioambientais programadas para este final de semana em Laguna(SC) durante a 3ª etapa do Surfland Brasil apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2022.

Ações Socioambientais programadas para este final de semana em Laguna(SC) durante a 3ª etapa do Surfland Brasil apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2022.

por fecasurf
0 comente
                                           Florianópolis, 16 de novembro de 2022
      
  SURF TALENTOS FORTALECENDO AS AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NA ETAPA DE LAGUNA

Confira as ações Socioambientais programadas para acontecerem nesse próximo final de semana no litoral sul catarinense, durante a 3ª etapa do Surfland Brasil apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2022.

   ADOÇÃO DAS DUNAS FRONTAIS EM PARCERIA COM A UDESC

Em 2021 a etapa do Circuito Surf Talentos Oceano proporcionou a integração entre a Associação de Surf de Laguna (ASL) e a Universidade de Santa Catarina (UDESC) campus Laguna. Durante todas as etapas do Circuito acontece o ‘Espaço Consciência’, onde o evento recebe outras instituições para expor pautas socioambientais para a nova geração do surf catarinense e para o público em geral.

Em 2021 a UDESC ocupou o espaço com uma exposição sobre a dinâmica costeira e a vegetação das dunas frontais da praia do Mar Grosso. Com o apoio da ONG Eco Local Brasil, que além de doar as cordas, ajudou na mão de obra na instalação nos mourões cedidos pela ASL para delimitar um trecho das dunas em frente à sede da associação.

Este “cercamento” da vegetação nativa permanece até hoje cuidado pela ASL. “A importância desta ação é imensa. As vegetações que ali vivem proporcionam a contenção de areia, auxiliando na criação de uma barreira de proteção contra as ressacas do mar, que destroem todas as estruturas quando acontecem. As dunas também ajudam na manutenção da dinâmica sedimentar da praia e na redução de areia em cima do calçadão. Acho que ainda há poucas instituições que agem pela preservação das dunas, mas a luta continua, nós não iremos desistir deste trecho. Gostaríamos muito de melhorar esse ambiente natural”, disse Maurílio Kfouri Neto, Presidente da ASL.

No decorrer do ano de 2021 e 2022 a ASL vem mantendo contato com a UDESC e decidiram buscar apoio junto à Prefeitura Municipal de Laguna e à ONG Eco Local Brasil para concluir o cercamento e a sinalização do trecho de dunas vegetadas que vão desde o Canto dos Molhes até o final da praça Seival (primeira passarela de madeira).

No total são 6.000 m² de dunas frontais vegetadas que  serão adotadas pela ASL e pela UDESC, como forma de manter o ecossistema preservado nas suas melhores características naturais e utilizar a área como um “laboratório vivo” para os estudantes do município (universitários ou em projetos de educação ambiental).

Será realizada a constante limpeza da área e o manejo da vegetação, retirando gradualmente exóticas invasoras e inserindo nativa. A ideia é que durante o evento a ASL, a UDESC, a ONG Eco Local Brasil, a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, a Secretaria Municipal de Pesca, a Secretaria Municipal de Comunicação, a Fundação Lagunense de Meio Ambiente (FLAMA) e a Associação dos Amigos e Moradores dos Molhes da Barra (AMMB) se unam para realizar o “cercamento” da área e instalar placas educativas.

Será o início dessa nova fase deste projeto. A UDESC também estará expondo materiais e informações sobre estas dunas frontais no ‘Espaço Consciência’ do evento, educando e esclarecendo quaisquer dúvidas do público presente. “A união entre diferentes instituições do município é fundamental para o sucesso e para continuidade de qualquer ação social. Instituições de Terceiro Setor (associações e ONGs), poder público, universidade e iniciativa privada (patrocinadores do evento) juntos, em prol do cuidado com o ambiente local e da educação ambiental da sociedade”, relatou Reinaldo Jaeger, Diretor de Meio Ambiente da ASL e da Federação Catarinense de Surf (FECASURF), além de Coordenador de Meio Ambiente da Swell Eventos, realizadora do Circuito.

        PROJETO KEEP THE OCEAN BLUE NAS ESCOLAS

No dia anterior ao evento o Projeto Keep The Ocean Blue fará a tradicional ação de conscientização socioambiental em uma escola pública do município. O Programa ‘Keep The Ocean Blue nas Escolas’ é liderado pelo Fotógrafo Marcio David, que leva os atletas da Oceano Surfwear para conversar com as crianças locais.

Estes atletas são formadores de opinião e sensibilizam as crianças frente aos aspectos socioambientais do planeta, principalmente relacionado ao lixo nos oceanos. A ação será realizada com alunos do ensino fundamental da escola da Fundação Bradesco de Laguna.

Estas crianças também serão convidadas a vivenciar algumas ações na prática, como as exposições do ‘Espaço Consciência’, a ação de cercamento de dunas e a doação de mudas de árvores nativas para compensação de emissões de gases de efeito estufa.

                          QUIZ OCEANO SURFWEAR

Uma atividade que a criançada sempre adora é o tradicional ‘Quiz Oceano’, onde é lançada uma pergunta para o público presente e a criança (ou adolescente) que primeiro chegar com a resposta ganha um kit da Oceano Surfwear ou uma camiseta do evento. “Temos uma grande adesão de crianças nesta ação, que acabam pesquisando informações na internet para responder corretamente à pergunta e ganhar o prêmio. Selecionando as perguntas com sabedoria, conseguimos trazer conteúdos que contribuem para a formação cidadã desta geração, além de fomentar a valorização do surf catarinense”, explicou Reinaldo.

PLANO DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

O Circuito Surf Talentos Oceano possui um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) desde 2017, que minimiza/compensa os impactos negativos e potencializa/fortalece os impactos positivos por meio de um Plano de Gestão Ambiental (PGA) elaborado de forma personalizada para cada etapa.

Todo este trabalho é desenvolvido por um profissional tecnicamente e legalmente habilitado. Este PGA conta com diversos Programas Ambientais, abrangendo gestão de resíduos, proteção de ambientes frágeis, mobilidade urbana, educação ambiental, compensação de gases de efeito estufa (GEE) e engajamento social (entre sociedade e instituições).

O evento ainda disponibiliza brinquedos para uma maior integração entre as crianças, que acabam fazendo grandes amigos durante o campeonato. Com o objetivo de compensar gases de efeito estufa emitidos pela realização do evento, visando não contribuir para a problemática do Aquecimento Global, o circuito aderiu ao Programa CarbonOk® , que é um Programa de Neutralização de GEE.

O Circuito Surf Talentos inventariou as emissões diretas e indiretas relacionadas ao seu evento e as compensam por meio da doação e/ou do plantio de árvores nativas na cidade receptora do evento.

Texto: Reinaldo Jaegger
Fotos: Márcio David  

Ações Socioambientais realizadas em Laguna durante a etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2021. Foto: Márcio David.
Ações Socioambientais realizadas em Laguna durante a etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2021. Plantio de vegetação nativa Foto: Márcio David.
Ações Socioambientais realizadas em Laguna durante a etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2021. Foto: Márcio David.
Ações Socioambientais realizadas em Laguna durante a etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2021. Foto: Márcio David.
Ações Socioambientais realizadas em Laguna durante a etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2021. Foto: Márcio David.
O Molhes de Laguna também é conhecido como a casa dos Botos no litoral catarinense. Foto: Márcio David.
Ações Socioambientais realizadas em Laguna durante a etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2021. Foto: Márcio David.
Ações Socioambientais realizadas em Laguna durante a etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2021. Foto: Márcio David.
Ações Socioambientais realizadas em Laguna durante a etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2021. Foto: Márcio David.

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00