Início » Adriano de Souza brilha na abertura do LayBack Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis

Adriano de Souza brilha na abertura do LayBack Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis

por fecasurf
0 comentários

Adriano de Souza brilha na abertura do LayBack Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis

  • Campeão mundial fez os recordes da quarta-feira na Praia Mole
  • 72 surfistas estrearam nas 20 baterias do primeiro dia e 32 avançaram
  • Categoria feminina abre a quinta-feira, as 8h00, WorldSurfLeague.com
Adriano de Souza foi o recordista de nota e pontos da quarta-feira na Praia Mole (Crédito: Marcio David / LayBack Pro)
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO
EM BREVE OS VIDEOS HIGHLIGHTS DA QUARTA-FEIRA

FLORIANÓPOLIS, Santa Catarina (Quarta-feira, 6 de abril) – O campeão mundial Adriano de Souza foi o destaque do primeiro dia do LayBack Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis, iniciado na quarta-feira na praia mais badalada da Ilha de Santa Catarina. Mineirinho fez os recordes do campeonato nas ondas da Praia Mole, atingindo 14,84 pontos com a nota 8,17 da última onda que surfou na 13.a bateria do dia. Dos 136 inscritos no evento, que fecha a temporada 2021/2022 da World Surf League Latin America, 72 estrearam nas 20 baterias disputadas e apenas 32 avançaram para a terceira fase da competição. Na quinta-feira, a categoria feminina abre o segundo dia, as 8h00 na Praia Mole, ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

“O mar está bem difícil, mas estou com um equipamento muito bom, superbem fisicamente também e aí as coisas funcionaram”, disse Adriano de Souza“Esse último ano foi difícil pra mim, porque eu me aposentei, desliguei a máquina total e agora to tentando voltar, com calma, devagar e sei que preciso reaprender com essa molecada, que tá arrebentando. Mas, é mais a questão Adriano mesmo, que precisa estar bem, para conseguir performar bem. Agora, neste momento, estou superbem e fico feliz por ter conseguido fazer uma bateria boa”.

Mineirinho estreou na nona bateria da segunda fase do LayBack Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis, a 13.a a entrar no mar na quarta-feira de boas ondas na Praia Mole. Ele enfrentou três jovens surfistas e fez os recordes do dia nas duas últimas ondas que surfou. Na melhor, acertou três pancadas verticais muito fortes de backside numa esquerda, que arrancou nota 8,17 dos juízes. Na anterior, tinha recebido 6,67 para totalizar 14,84 pontos. O surfista local da Praia Mole, Julio Terres, passou junto com ele, eliminando Guilherme Carvalho e Matheus Paula.

O campeão mundial de 2015, Adriano de Souza, o Mineirinho (Crédito: Marcio David / LayBack Pro)
Até a brilhante apresentação do campeão mundial, Adriano de Souza, o detentor dos recordes na quarta-feira era o baiano Yagê Araujo, que está morando em Florianópolis e sempre treina nas ondas da Praia Mole. Ele estreou na segunda bateria do dia, pela primeira fase, já totalizando 14,64 pontos com nota 7,77 na melhor onda. Depois, Yagê repetiu a dose na segunda fase, completando um belo aéreo que recebeu a primeira nota no critério excelente do julgamento, 8,00. Ele venceu essa bateria com o quinto maior placar do dia, 13,67 pontos.

“Já estou morando aqui em Floripa há 1 ano, a Mole é um lugar que surfo todo dia e eu curto muito essas condições de hoje, com vento sul, que fica muito bom para dar os aéreos, fazer um surfe rápido”, disse Yagê Araujo“Estou muito feliz porque consegui surfar bem as duas baterias que disputei hoje. Quero ir seguindo assim, pensando bateria por bateria, em dar o meu melhor em cada uma, buscando as maiores notas, até chegar na final”.

Yagê Araujo fez os primeiros recordes da quarta-feira na Praia Mole (Crédito: Marcio David / LayBack Pro)
ESTRANGEIROS – Além dos brasileiros, sete surfistas de outros países também estrearam no primeiro dia do LayBack Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis. O chileno Matias Rojas Veloz, o argentino Radziunas Franco e os uruguaios Martin Ottado e Santiago Medeiro, perderam logo em suas primeiras apresentações na Praia Mole. Já o argentino Leandro Usuna, o venezuelano Francisco Bellorin e o havaiano Ian Gentil, ganharam suas primeiras baterias.

Nesta semana, serão coroados o campeão e a campeã sul-americana da temporada 2021/2022 da WSL Latin America. Leandro Usuna é o único não brasileiro a conquistar esse título na categoria masculina, quebrando a hegemonia verde-amarela em 2016. Lele Usuna venceu a bateria que abriu a segunda fase, derrotando três brasileiros da nova geração, José MunizSwell Henrique e Esdras Morais.

Leandro Usuna estreando com vitória no LayBack Pro em Florianópolis (Crédito: Marcio David / LayBack Pro)
“É sempre muito bom voltar ao Brasil e minhas primeiras competições internacionais foram aqui. Só não me lembro o ano, uns 15, 16 anos atrás, numa etapa do Pro Junior, depois QS, então estou feliz em estar de volta aqui”, disse Leandro Usuna. “Eu fui pai há pouco tempo, então estou bem tranquilo, em casa, com minha família, mas quero continuar competindo alguns eventos que me interessa. Quis vir para cá, devo ir para Saquarema, Iquique e que bom que voltaram os campeonatos, porque é muito bom seguir surfando, competindo”.

LayBack Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis abre uma série de seis etapas seguidas da WSL Latin America nos meses de abril e maio. Em Santa Catarina, está sendo encerrada a temporada 2021/2022, fechando a lista dos surfistas da América do Sul que vão disputar o Challenger Series 2022. E na próxima semana, serão abertos os rankings regionais de 2022/2023 na Argentina, já valendo classificação para o Challenger Series de 2023, único caminho para se chegar na elite do World Surf League Championship Tour.

ESTREIA DO FEMININO – Na quarta-feira, apenas os homens competiram na Praia Mole, mas a quinta-feira vai começar com a estreia das mulheres no LayBack Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis. Após as quatro baterias da primeira fase feminina, terão mais dezesseis da categoria masculina, com os 32 surfistas que passaram pelo primeiro dia, enfrentando os 32 pré-classificados que vão entrar na terceira fase da competição. Já os principais cabeças de chave só devem estrear na sexta-feira, na segunda fase feminina e na quarta e última rodada de 16 baterias da categoria masculina.

Área dos competidores na arena do LayBack Pro 2022 (Crédito: Marcio David / LayBack Pro)
AGENDA LAYBACK – Assim como no ano passado, a LayBack Beer vai promover uma agenda de eventos com festas em todas as noites do LayBack Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis. Na quarta-feira, aconteceu a abertura oficial na Casa Di Praia Layback. Na quinta-feira, tem Layback Cine Session com o filme Deja-vú na Layback Basement. Depois, os agitos serão no John Bull na Lagoa da Conceição, com o Juicy Hip Hop Special Ed na sexta-feira e o Layback Pro Party no sábado. E no domingo, tem o Sunset do Campeão na Layback Surf House. Ingressos no www.sympla.com.br/laybackpro22.

Prefeitura de Florianópolis apresenta o LayBack Pro é uma realização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) com a Agência Esporte & Arte (AEA) como correalizadora e licenciada pela WSL Latin America para promover uma etapa do WSL Qualifying Series. O evento é patrocinado pela Metha Energia, com apoio da BOLD, SIBON Charters, Goedert Group, Hotel Selina, The Search House, da Fundação Municipal de Esportes e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, além da Associação de Surf da Praia Mole (ASPM) e do Site Waves, com transmissão ao vivo pelo WorldSurfLeague.com produzida pela FIRMA.

PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS APRESENTA LAYBACK PRO 2022:

RESULTADOS DA QUARTA-FEIRA NA PRAIA MOLE:

PRIMEIRA FASE MASCULINA – 3.o=129.o lugar (5 pts) e 4.o=133.o lugar (4 pts):
1.a: 1-Daniel Templar (BRA), 2-Adriano Maciel (BRA), 3-Lucas Santos (BRA), 4-Matias Veloz Rojas (CHL)
2.a: 1-Yage Araujo (BRA), 2-Walley Guimarães (BRA), 3-Ronaldo Silveira (BRA), 4-Moiseis Eleoterio (BRA)
3.a: 1-Israel Junior (BRA), 2-Pedro Mendes (BRA), 3-Niccolas Padaratz (BRA), 4-Cristian Silva (BRA)
4.a: 1-Francisco Bellorin (VEN), 2-Jihad Khodr (BRA), 3-Luan Carvalho (BRA), 4-Ramiro Rubim (BRA)

SEGUNDA FASE – 3.o=97.o lugar (20 pts) e 4.o=113.o lugar (8 pts):
01: 1-Leandro Usuna (ARG), 2-José Muniz (BRA), 3-Swell Henrique (BRA), 4-Esdras Morais (BRA)
02: 1-Ian Gentil (HAV), 2-Daniel Templar (BRA), 3-Wallace Vasco (BRA), 4-Kainan Meira (BRA)
03: 1-Messias Felix (BRA), 2-Marcos Aurelio Alves (BRA), 3-Alexandre Mendes Costa (BRA), 4-Santiago Medeiro (URU)
04: 1-Leo Andrade (BRA), 2-Adriano Maciel (BRA), 3-Odacir Nonato (BRA), 4-João Cypriano (BRA)
05: 1-Alan Jhones (BRA), 2-Kaique Timidate (BRA), 3-Luã da Silveira (BRA), 4-Diego Rosa (BRA)
06: 1-Yage Araujo (BRA), 2-João Ferreira (BRA), 3-Martin Ottado (URU), 4-Michael Dias (BRA)
07: 1-Cauã Gonçalves (BRA), 2-Heitor Alves (BRA), 3-Nathan Kawani (BRA), 4-Eduardo Barrionuevo (BRA)
08: 1-Cauet Frazão (BRA), 2-Walley Guimarães (BRA), 3-Luiz Mendes (BRA), 4-Radziunas Franco (ARG)
09: 1-Adriano de Souza (BRA), 2-Julio Terres (BRA), 3-Matheus Paula (BRA), 4-Guilherme Carvalho (BRA)
10: 1-Israel Junior (BRA), 2-Willian Feiden (BRA), 3-Kauã Hanson (BRA), 4-Samuel José Alves (BRA)
11: 1-Vitor Valentim (BRA), 2-Valentin Neves (BRA), 3-Samuel Joquinha (BRA), 4-Gustavo Diniz (BRA)
12: 1-Pedro Mendes (BRA), 2-Guilherme Fernandes (BRA), 3-Marco Polo (BRA), 4-Murilo Brandt (BRA)
13: 1-Derek Souza (BRA), 2-Marcus Otavio Cintra (BRA), 3-Pedro Dib (BRA), 4-Guilherme Luz (BRA)
14: 1-Francisco Bellorin (VEN), 2-Thiago Eduardo (BRA), 3-Pedro Cordeiro (BRA), 4-Gabriel Ramos (BRA)
15: 1-Kayan Medeiros (BRA), 2-Thiago Muller (BRA), 3-Gustavo Ribeiro (BRA), 4-Alax Soares (BRA)
16: 1-Jihad Khodr (BRA), 2-Derek Adriano (BRA), 3-Luan Ferreyra (BRA), 4-Davi Silva (BRA)

BATERIAS PROGRAMADAS PARA A QUINTA-FEIRA:

PRIMEIRA FASE FEMININA – 3.a=17.o lugar (200 pts) e 4.a=21.o lugar (174 pts):
1.a: Isabelle Nalu (BRA), Potira Castaman (BRA), Chantalla Furlanetto (BRA)
2.a: Kalea Gervasi (PER), Kiany Hyakutake (BRA), Juliana Santos (BRA), Lanai Henrique (BRA)
3.a: Yanca Costa (BRA), Sophia Gonçalves (BRA), Luara Mandelli (BRA), Juliana Meneguel (BRA)
4.a: Sol Carrion (BRA), Maya Carpinelli (BRA), Maria Amelia Autuori (BRA), Gabriely Vasque (BRA)

TERCEIRA FASE – 3.o=65.o lugar (53 pts) e 4.o=81.o lugar (40 pts):
01: Roberto Araki (CHL), Geovane Ferreira (BRA), Leandro Usuna (ARG), Daniel Templar (BRA)
02: Diego Aguiar (BRA), Ricardo João (BRA), Ian Gentil (HAV), José Muniz (BRA)
03: Raoni Monteiro (BRA), Tomas Lopez Moreno (ARG), Messias Felix (BRA), Adriano Maciel (BRA)
04: Artur Silva (BRA), Rodrigo Saldanha (BRA), Leo Andrade (BRA), Marcos Aurelio Alves (BRA)
05: Luan Hanada (BRA), Amando Tenorio (BRA), Alan Jhones (BRA), João Ferreira (BRA)
06: Mateus Sena (BRA), Gabriel Klaussner (BRA), Yage Araujo (BRA), Kaique Timidate (BRA)
07: Gabriel André (BRA), Eric Bahia (BRA), Cauã Gonçalves (BRA), Walley Guimarães (BRA)
08: Luan Wood (BRA), Hedieferson Junior (BRA), Cauet Frazão (BRA), Heitor Alves (BRA)
09: Douglas Silva (BRA), Patrick Plachi (BRA), Adriano de Souza (BRA), Willian Feiden (BRA)
10: Sebastian Olarte (URU), Daniel Adisaka (BRA), Israel Junior (BRA), Julio Terres (BRA)
11: Giovani Pontes (BRA), Luciano Brulher (BRA), Vitor Valentim (BRA), Guilherme Fernandes (BRA)
12: Kim Matheus (BRA), Marcio Farney (BRA), Pedro Mendes (BRA), Valentin Neves (BRA)
13: Franklin Serpa (BRA), Caetano Vargas (BRA), Derek Souza (BRA), Thiago Eduardo (BRA)
14: Wesley Leite (BRA), Edson de Pra (BRA), Francisco Bellorin (VEN), Marcus Otavio Cintra (BRA)
15: Kaue Germano (BRA), Theo Fresia (BRA), Kayan Medeiros (BRA), Derek Adriano (BRA)
16: Gustavo Borges (BRA), Heitor Mueller (BRA), Jihad Khodr (BRA), Thiago Muller (BRA)

BATERIAS PROGRAMADAS PARA A SEXTA-FEIRA:

SEGUNDA FASE – entrada das cabeças de chave – 1.a e 2.a=Quartas de Final:
———3.a=9.o lugar (US$ 300 e 350 pts) e 4.a=13.o lugar (US$ 200 e 295 pts)
1.a: Daniella Rosas (PER), Marina Rezende (BRA), 1.a da 1.a bateria da 1.a fase e 2.a da 2.a
2.a: Arena Rodriguez Vargas (PER), Laura Raupp (BRA), 2.a da 1.a e 1.a da 2.a
3.a: Summer Macedo (BRA), Tainá Hinckel (BRA), 1.a da 3.a e 2.a da 4.a
4.a: Sophia Medina (BRA), Isabela Saldanha (BRA), 2.a da 3.a e 1.a da 4.a

QUARTA FASE – entrada dos 32 principais cabeças de chave:
————3.o=33.o lugar (66 pontos) e 4.o=49.o lugar (60 pontos)
01: Weslley Dantas (BRA), Vitor Ferreira (BRA), 1.o da 1.a da 3.a fase e 2.o da 2.a
02: Robson Santos (BRA), Santiago Muniz (ARG), 1.o da 2.a e 2.o da 1.a
03: Victor Bernardo (BRA), José Gundesen (ARG), 1.o da 3.a e 2.o da 4.a
04: Alejo Muniz (BRA), Mateus Herdy (BRA), 1.o da 4.a e 2.o da 3.a
05: Marco Giorgi (URU), José Francisco (BRA), 1.o da 5.a e 2.o da 6.a
06: Rafael Teixeira (BRA), Lucas Vicente (BRA), 1.o da 6.a e 2.o da 5.a
07: Alex Ribeiro (BRA), Renan Pulga (BRA), 1.o da 7.a e 2.o da 8.a
08: Wiggolly Dantas (BRA), Jeverson Duarte (BRA), 1.o da 8.a e 2.o da 7.a
09: Thiago Camarão (BRA), Peterson Crisanto (BRA), 1.o da 9.a e 2.o da 10.a
10: Marco Fernandez (BRA), Leo Casal (BRA), 1.o da 10.a e 2.o da 9.a
11: Edgard Groggia (BRA), Krystian Kymerson (BRA), 1.o da 11.a e 2.o da 12.a
12: Eduardo Motta (BRA), Ryan Kainalo (BRA), 1.o da 12.a e 2.o da 11.a
13: Michael Rodrigues (BRA), Cauã Costa (BRA), 1.o da 13.a e 2.o da 14.a
14: Jessé Mendes (BRA), Bino Lopes (BRA), 1.o da 14.a e 2.o da 13.a
15: Marcos Correa (BRA), Matheus Navarro (BRA), 1.o da 15.a e 2.o da 16.a
16: Ian Gouveia (BRA), Pedro Neves (BRA), 1.o da 16.a e 2.o da 15.a

João Carvalho
WSL Latin America Media Manager
jcarvalho@worldsurfleague.com
+55 (48) 999-882-986
Gabriel Gontijo
WSL Latin America Communications
ggontijo@worldsurfleague.com
SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: Estabelecida em 1976, a World Surf League (WSL) é a casa do melhor surf do mundo. Uma empresa global de esportes, mídia e entretenimento, a WSL supervisiona circuitos e competições internacionais, tem uma divisão de estúdios de mídia que cria mais de 500 horas de conteúdo ao vivo e sob demanda, por meio da afiliada WaveCo, empresa que criou a melhor onda artificial de alto desempenho do mundo.

Com sede em Santa Monica, Califórnia, a WSL possui escritórios regionais na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e EMEA. A WSL coroa anualmente os campeões mundiais de surf profissional masculino e feminino. A divisão global de Circuitos supervisiona e opera mais de 180 competições globais a cada ano do Championship Tour e dos níveis de desenvolvimento, como o Challenger Series, Qualifying Series e Junior Series, bem como os circuitos de Longboard e Big Wave.

Lançado em 2019, o WSL Studios é um produtor independente de projetos de televisão sem roteiros, incluindo documentários e séries, que fornecem acesso sem precedentes a atletas, eventos e locais globalmente. Os eventos e o conteúdo da WSL, são distribuídos na televisão linear para mais de 743 milhões de lares no mundo inteiro e em plataformas de mídia digital e social, incluindo o WorldSurfLeague.com. A afiliada WaveCo inclui as instalações do Surf Ranch Lemoore e a utilização e licenciamento do Kelly Slater Wave System.

A WSL é dedicada a mudar o mundo por meio do poder inspirador do surfe, criando eventos, experiências e histórias autênticas, afim de motivar a sempre crescente comunidade global para viver com propósito, originalidade e entusiasmo.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.

Solicitações de mídia, contactar: jcarvalho@worldsurfleague.com
Cadastro no Mailing List da WSL: wsl.tv/mailinglist

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Federação Catarinense de Surf