Início » ASIS – Associação de Surf Ingleses Santinho comemora 35 anos

ASIS – Associação de Surf Ingleses Santinho comemora 35 anos

por fecasurf
0 comente

 A entidade é uma das pioneiras na organização do esporte em Florianópolis e também em Santa Catarina

Com as palavras do nosso amigo Jeferson Lopes, membro da Asis, Shaper, e um dos dinossauros do surf da Praia do Santinho, vamos contar um pouco da história da ASIS – Associação de Surf Ingleses Santinho, que neste fim de semana comemora seus 35 anos de fundação, realizando o XXXV Campeonato de Surf Ingleses Santinho, válido também pela segunda etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2016, e que vai reunir a nata da nova geração nesta grande festa do surfe catarinense.

Na década de 70, o surfe começa a florescer em diversos lugares do litoral brasileiro. Em Santa Catarina, mais precisamente no Norte da Ilha em Florianópolis,
um grupo de amigos começa uma relação que irá durar décadas
e que servirá de base para o desenvolvimento deste esporte na região.

Um lugar bucólico e paradisíaco, reduto de pescadores artesanais e que, por um capricho da natureza, reunia numa mesma comunidade duas praias muito próximas, mas que se alternavam em fazer a alegria daqueles rapazes com ritmo das ondulações.

Ora quebrando ondas tubulares e cristalinas em múltiplos picos espalhadas por várias bancadas rasas e ao longo de sua extensa orla de areias brancas – praia dos Ingleses, ora desafiando os bravos a vencer as fortes correntes marítimas,
para poder surfar ondas grandes e longas que rompiam em bancadas distantes da beira da praia e muito próximas das rochas de seus costões – praia do Santinho.

Foi neste cenário, numa época de ideologias alternativas e muitos sonhos de criar um mundo diferente daquele que seus pais haviam vivido, que estes amigos resolveram se unir para organizar o esporte e proteger o seus domínios surfísticos.

Sob a batuta de Reiginaldo Gomes Ferreira, o grande idealizador da associação, foi realizado o primeiro campeonato de surf local. O ano, 1981. Organizado e julgado pelos participantes, foi vencido por Cid Junkes. Se hoje os critérios de julgamento ainda são criticados por seu subjetivismo, imaginem naquela época, onde a informação caminhava muito mais lenta em comparação com os meios que temos hoje à disposição.

Mas aquilo era o que menos importava. O que aqueles rapazes estavam fazendo naquele momento era história! Aquela confraternização foi a semente daquela que hoje é conhecida, e reconhecida, como a mais antiga associação de surfe em atividade no estado de Santa Catarina, a ASIS – Associação de Surfe Ingleses e Santinho.

Nestes 35 anos de atividade, a ASIS nunca deixou de realizar no verão um dos mais tradicionais campeonatos de surfe do estado, o Campeonato de Surf da ASIS. De um evento local, passou à categoria de grande evento com o passar do tempo e hoje já faz parte do calendário oficial do Circuito Catarinense de Surf Amador da Fecasurf.

A ASIS também fomenta a realização de grandes eventos amadores e profissionais na localidade. Por aqui já passaram eventos de WQS masculinos e femininos, Pro Jr., Universitários, Supersurf, Inter-associações, Circuitos locais e muitos outros. Muitos atletas da ASIS já se destacaram regional e nacionalmente e, a cada ano, novos safras de atletas surgem.

Além da preocupação com o desenvolvimento do esporte, a ASIS sempre lutou pela preservação da ambiental da região, com muitas ações que iam de protestos públicos até as vias judiciais.

Agora, senhora já madura, comemora seus 35 anos de existência e, com orgulho, vê que sua história foi construída sobre base sólida, sempre pautada pela ética e pelo respeito aos seus sócios, colaboradores, patrocinadores e apoiadores.

Por muitos anos a ASIS foi comandada por um dos seus idealizadores, Reiginaldo Ferreira, que a frente da entidade prestou um grande trabalho ao nosso esporte, incentivando o surfe local e também catarinense. Hoje Reiginaldo é presidente da Fecasurf – Federação Catarinense de Surf, que é considerada a entidade referência nacional.

“Tenho muito orgulho fazer parte da história desta entidade que faz parte da minha vida”, declarou Reiginaldo Ferreira, ex-presidente da ASIS, hoje presidente da Fecasurf.

A ASIS hoje está sob comando do presidente Márcio Lemos, e sua diretoria vem fazendo um grande trabalho já no seu primeiro ano de gestão, dando suporte as categorias de base, levando o time de atletas da ASIS a todas as etapas do circuito inter-associações de 2015, realizando 3 boas etapas do circuito local, onde o campeão do circuito ganhou a vaga para participar do Mundial Red Nose Pro15 realizado também na Praia do Santinho, participação em ações sociais como o projeto Surf Azul, para pessoas autistas, entre outras atividades ligadas a comunidade do Santinho.

“Para este ano a meta é continuar trabalhando forte para o esporte crescer ainda mais em nossa comunidade”, declarou o presidente Márcio “Pinguim”, como é conhecido pelos amigos” que já anuncia grandes novidades para 2016, como a realização da Copa Costão do Santinho de Surf com o patrocínio principal do Costão do Santinho.

VOCÊ PODE GOSTAR

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00