Início » CIRCUITO FECASURF 2021 REGIONAL SÉRIES

CIRCUITO FECASURF 2021 REGIONAL SÉRIES

por fecasurf
0 comente

CIRCUITO FECASURF 2021 REGIONAL SÉRIES

 

 

O presente documento apresenta de forma direta e resumida a proposta de transformação do Circuito Catarinense da FECASURF para o ano de 2021, e deverá ser acompanhado do Livro de Regras do Circuito, juntamente com uma Instrução Normativa para os organizadores dos eventos e para o check list dos auditores da FECASURF.

Para 2021, teremos um novo formato de competição para o Circuito Fecasurf Amador 2021. As etapas de 6.000 pts os e 10.000 pts serão parte do Fecasurf AM Prime 2021 e as etapas de 2.000 pts serão chamadas de Fecasurf Regional Series 2021, e as etapas de 500 pts e 1.000 pts serão chamadas de Fecasurf Micro Regional Series, que tem como objetivo usar as etapas realizadas localmente (Surf Treinos) com baixo custo, valendo pontos do Circuito Estadual Fecasurf.

Essa competição apresenta um novo formato que pretende incluir etapas validas pelo Ranking Catarinense, em todas as 8 Micro-Regiões de Surf do estado de Santa Catarina.

É projetado com esse novo formato, um número recorde de participantes em competições oficiais de surf em Santa Catarina, criando condições inéditas de se produzir a nível estadual uma nova geração de campeões que irão representar o estado nas competições nacionais e internacionais.

Os idealizadores desse formato são o vice-presidente Fecasurf Jordão Bailo Junior e o Diretor Técnico Fecasurf Carybean Heleodoro, com texto de Reinaldo L. Jaeger incluindo a adição de ideias propostas pelos Diretores Fecasurf; Nelson Mitzke, Erivelton José Cristovão, Maurílio Kfouri, Maikil Schroeder, Karina Abras, Juliano Secco, Jarbas Soares e, com o apoio incondicional de Renato Melo – presidente da Fecasurf.

 

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

 

Com a restrição imposta à grandes eventos e à deslocamentos intermunicipais, devido à pandemia do Covid, a FECASURF analisou a situação como uma oportunidade de tirar da gaveta uma ideia de capilarizar e regionalizar mais o Circuito Estadual, facilitando o destaque de mais atletas regionais e auxiliando no estímulo e formação de categorias de base.

É de conhecimento público, que a maioria dos Municípios tem liberado competições no formato de Surf Treinos, e, de preferência se realizados de uma maneira normatizada em conceitos sanitários de saúde.. Desta maneira os atletas não paravam de treinar competição e não prejudicavam a sua carreira.

Pensando em reativar o Circuito Catarinense mesmo dentro da pandemia e antes da vinda de uma vacina, a FECASURF optou por organizar, normatizar, auditar e pontuar estes Surf Treinos e/ou Campeonatos Locais dentro do Ranking Geral do Circuito Catarinense 2021.

Isso vai fazer com que o número de atletas que competem nos circuitos locais de cada associação tenham um incremento significativo, e em longo prazo sustentar de maneira positiva as atividades das mesmas, algo almejado a longo tempo por todos os dirigentes.

O maior interesse da Fecasurf é que além do desenvolvimento natural de cada uma dessas microrregiões surfisticas, um número cada vez maior de atletas que antes só sonhavam em participar de um evento local, tenham a chance garantida de participação nos Circuitos Estaduais Fecasurf, o que pode lhes abrir as portas para uma carreira de esportista profissional.

 

OBJETIVO GERAL

Alterar o regulamento do Circuito Catarinense 2021, adequando-se à pandemia do Covid e inserindo melhorias permanentes.

 

OBJETIVOS ESPEFÍCICOS

  • Viabilizar o tradicional Ranking Catarinense em 2021;
  • Adequar o formato de pontuação às restrições impostas pela pandemia;
  • Padronizar tecnicamente e de premiação as competições regionais;
  • Criar ambientes competitivos seguros quanto à pandemia do Covid;
  • Estimular a educação ambiental e sanitária dos surfistas;
  • Evoluir tecnicamente e organizacionalmente as associações locais;
  • Melhorar as regras para o Circuito Catarinense 2021;
  • Deixar o Circuito Catarinense mais inclusivo;
  • Incentivar o surgimento de categoria de base;
  • Conhecer os atletas destaques por região;
  • Conhecer o Campeão Catarinense 2021.

 

 

METODOLOGIA

O litoral catarinense será dividido em 8 microrregiões, e em cada uma dessas microrregiões serão estimulados os Surf Treinos e Campeonatos  Locais, dentro de uma padronização técnica e de premiação preestabelecida e auditada pela FECASURF.

Desta maneira, estaremos viabilizando um treinamento competitivo de alta qualidade técnica, sem estimular o fluxo intermunicipal de atletas e staff durante a pandemia.

As microrregiões serão as seguintes:

  • Região do Extremo Norte: compreende as associações de Itapoá, São Chico, Barra do Sul e Joinville.
  • Região Norte e do Vale: com Barra Velha; Blumenau, Brusque, Penha, Navegantes e Itajaí.
  • Região dos Balneários: com Balneário Camboriú, Itapema, Balneário de Bombinhas e Palmas.
  • Região Norte da Ilha: com Brava, Ingleses Santinho, Moçambique, Barra da lagoa até a Praia Mole.
  • Região Sul da Ilha: com Joaquina, Campeche, Morro das Pedras, Matadeiro e Açores.
  • Região Centro Sul: que compreende a Guarda do Embaú, Garopaba, Luz Ibiraquera e Rosa.
  • Região Sul Catarinense: com Imbituba, Itapirubá e Laguna / Farol
  • Região Extremo Sul Catarinense: que compreende Jaguaruna, Rincão, Arroio do Silva, Araranguá, Gaivota e Passos de Torres.

 

Foi criado um novo Livro de Regras para o Circuito Catarinense 2021, com três escalas de pontuação para o ranking, definindo subcampeões regionais pelo estado. São elas: (1) Micro Regionais; (2) Regionais; (3) Primes.

Cada atleta somará seus 4 melhores resultados de cada escala de pontuação para o Ranking Geral Estadual da FECASURF para buscar o título de Campeão Catarinense 2021.

Campeão Catarinense: Soma das suas 04 melhores pontuações nos eventos Primes (6.000 pts e 10.000 pts) + a soma das suas 04 melhores pontuações nos Regionais (2.000 pts) + a soma das suas 04 melhores pontuações nos Micro-Regionais (500 e 1.000 pts) = 12 pontuações.

Campeão Regional: Soma das suas 04 melhores pontuações nos eventos Regionais (2.000 pts).

Campeão Micro-Regional: Soma das suas 04 melhores pontuações nos eventos Micro-Regionais (500 e 1.000 pts).

 

 

Todos os campeonatos serão abertos, porém nas competições derivadas de Surf Treinos e Campeonatos Locais, de 500, 1.000 e 2.000 pts, naturalmente devido a situação atual que enfrentamos, a maior representação nesses eventos será de surfistas que moram mais próximo a cada campeonato, ou seja, as Associações realizadoras irão dar prioridade aos atletas da região onde a competição será realizada. Atletas de outras regiões que estejam de passagem e queiram competir, deverão esperar pelas vagas disponibilizadas pela Associação realizadora.

Nos campeonatos de 500, 1.000 e 2.000 pts eventos as regras de Caddie continuam iguais as dos eventos locais originais, permitindo os pequenos atletas a entrarem na água com Caddie, de forma a incentivar o inicio de mais atletas nessas categorias regionalmente.

Nos eventos Prime de 6.000 e 10.000 pts, a prioridade nas inscrições seguirá o formato normal Fecasurf, baseado no Ranking do ano anterior para a primeira etapa Prime, e nas seguintes o Ranking Atualizado Anual.

Além dos pontos válidos para o Ranking Catarinense, para 2021 haverá também dois rankings distintos a mais, que terão seus campeões reconhecidos pela Fecasurf, que serão ¨Campeão Regional Fecasurf¨ ( Regiões Norte, Leste e Sul ), e ¨Campeão Micro Regional¨ em cada uma das 08 micro regiões do Litoral catarinense.

IMPORTANTE

Os Surf Treinos e Campeonatos Locais, para poderem pontuar no Ranking Geral da FECASURF, deverão ser realizados dentro das normas contidas no Livro de Regras do Circuito Catarinense da FECASURF, garantindo um trabalho tecnicamente adequado e uma premiação padronizada. Todos estes Surf Treinos e campeonatos Locais receberão auditoria realizada pela FECASURF, por meio de Relatórios elaborados por representantes locais da Federação, que estará atuando como Tour Manager, Head Judge e Árbitro Estadual.

Em anexo ao presente documento encontra-se o Livro de Regras do Circuito Regional Series FECASURF 2021 para quem desejar se aprofundar mais nos detalhes técnicos do Circuito.

Em breve será formatada uma Instrução Normativa para os organizadores dos eventos seguirem, assim como o check list para os auditores da FECASURF.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este Circuito apresenta um novo formato de ranqueamento, que pretende incluir etapas de 01 ou 02 dias de evento, distribuídas por todas as regiões do estado.

Esta alteração gerará um número recorde de participantes em competições OFICIAIS de surf em Santa Catarina, criando condições inéditas de se produzir a nível estadual uma nova geração de Campeões Catarinenses que representarão o estado nas competições nacionais e internacionais.

Usando as últimas pesquisas de estatística aplicadas ao esporte, a FECASURF garante que o aumento do número de praticantes nas competições é fundamental para que tenhamos resultados mais expressivos tanto individualmente, quanto em equipe.

Em cada uma das oito microrregiões, existe um enorme potencial surfístico e que pode ser incentivado a competir nas categorias de base.

Com esta inovação, a FECASURF pretende que este se torne o maior circuito de base do surf brasileiro.

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00