quarta-feira, abril 17, 2024
Início » Inicia o programa de treinamento Seleção Brasileira Júnior na Praia Mole em Florianópolis

Inicia o programa de treinamento Seleção Brasileira Júnior na Praia Mole em Florianópolis

por fecasurf
0 comente

Os melhores atletas do surf de base do Brasil participam do primeiro Surf Camp CBSurf na Praia Mole em Florianópolis, onde, durante 7 dias, receberão a preparação do Programa de Treinamento Seleção Brasileira Júnior

Seleção Brasileira Júnior e Equipe Técnica | Programa de Treinamento Seleção Brasileira Junior | Foto: Pablo Jacinto

A Seleção Brasileira Júnior da CBSurf está reunida na Praia Mole em Florianópolis para cumprir mais uma ação da nova diretoria da CBSurf, visando a preparação dos atletas para o ISA World Junior Surfing Championship, campeonato mundial de Surf até 18 anos. 

Durante o período de 9 à 15 de fevereiro, estará acontecendo o 1º Surf Camp CBSurf, onde os atletas receberão os ensinamentos do Programa de Treinamento Seleção Brasileira Júnior com palestras, vídeo análises, instruções técnicas e táticas e muito papo bom para preparar essas feras do Surf de Base Brasileiro. 

“A importância do Surf Camp é, não só a gente começar a mostrar o perfil de trabalho e de atenção que a gente dá aos atletas do surf nacional, sobretudo as seleções brasileiras que representam a nossa bandeira, é também para estimular que outros Surfs Camps sejam feitos através de federações, através de outros eventos, para que a gente mostre que isso é possível fazer, que isso é importante fazer”, diz o Presidente da Confederação Brasileira de Surf, Teco Padaratz. “Por último também, a importância disso tem a ver com uma relação com o Comitê Olímpico Brasileiro, porque esse programa já faz parte do Programa Olímpico Los Angeles 2028, ou seja, o Comitê Olímpico já está apostando na geração futura, pós Brasilian Storm e, nesse caso, eu acho que eles estão certos né, porque eles já têm um perfil de se antecipar a todos esses eventos importantes que a gente tem como a olimpíada”, complementa Teco. “A CBSurf entra conivente com a estratégia do Comitê Olímpico e isso nos dá abertura, nos dá compliance também, no nosso serviço, para a gente cada vez mais fechar novos patrocinadores e conquistar novos benefícios aos atletas e federações”, finaliza o presidente.

Uma equipe multidisciplinar com preparador físico, psicólogo, fisioterapeuta, além de representantes da confederação comandarão o encontro que está sendo sediado no Selina Hotel Praia Mole, nosso grande parceiro. 

“É com muito orgulho que a gente dá início ao Programa de Treinamento Seleção Brasileira Júnior”, comenta Paulo Moura, Vice-Presidente e Diretor de Esportes da CBSurf. E continua: “É muito gratificante a gente poder colocar em prática alguns sonhos de muito tempo que temos, que sim, fazem muita importância para esses atletas que estão em um caminho intermediário, pré-profissional e o objetivo é muito importante na carreira de um atleta da categoria de base, que é exatamente, o Mundial ISA Júnior. Esse é um evento que catapulta carreiras, ou seja, um campeão mundial júnior já se prepara com grande mérito para entrar em uma carreira de surf profissional sólida e é uma honra poder estar alinhando, participando e executando um projeto como esse, um projeto da CBSurf, do nosso presidente Teco Padaratz, meu, como Diretor de Esportes e que, com certeza, ratifica um novo tempo na condução do surf brasileiro, desde o profissional até a categoria de base e em todas as suas categorias”.


Para a Diretora de Surf Feminino da CBSurf, Karina Abras, esse é um grande avanço no esporte de base do Brasil e uma ótima oportunidade para evoluir de forma mais significativa o surf feminino, que já vem mostrando bons resultados. E continua Karina: “O intuito do Camp, para a Seleção Brasileira Junior, que representarão o Brasil no ISA World Junior Championship, é preparar os atletas da melhor forma possível, técnica, taticamente, fisicamente, vai ter preparador físico, psicóloga, fisioterapeuta, vai ter palestras, pra eles chegarem no ISA Games Junior super bem preparados”

“Nós estamos trabalhando da seguinte forma: o formato do evento (Surf Camp) é baterias simuladas com captação de vídeo e posterior vídeo análise. Palestras pela manhã e à tarde, de cunho técnico na manhã de hoje (Sexta 10 Fev), teremos palestra de cunho psíquico, de cunho de preparação física, de saúde, de formação de carreira, sendo os assuntos principais. Entre os palestrantes nós temos Guga Arruda, Paulo Moura, Teco Padaratz, nós teremos palestras de arbitragem com Mauro Rabellé e Jordão Bailo, teremos palestra de preparação física com João Hatschbach, de preparação psíquica com Paula Fernanda Silveira e assim trabalharemos todos os dias. Competição simulada, captação de vídeo, vídeo análise e palestras”, comenta um dos instrutores, Guga Arruda, Head Judge Conceitual da CBSurf.

Programa de Treinamento Seleção Brasileira Junior | Foto: Pablo Jacinto

A Seleção Brasileira Júnior é formada pelos atletas Samuel Joquinha (RN), Ryan Coelho (PR), Ryan Kaynalo (SP), Luan Ferreyra (PE), Guilherme Lemos (RJ), Anuar Chiah (PR) no masculino. Já no feminino por Gabriely Vasque (PR), Kiany Hyakutake (SC), Luara Mandelli (PR), Aysha Ratto (RJ), Alexia Monteiro (SC), Sophia Gonçalvez (SP). Para o ano de 2023 está previsto outras edições do Surf  Camp CBSurf, fazendo parte do Programa de Treinamento Seleção Brasileira Júnior, onde todos os custos de translado, estadia, alimentação de todos os atletas e equipe técnica é custeado pela Confederação Brasileira de Surf aliados a recursos do COB – Comitê Olímpico Brasileiro. 

===========================

Rodrigo Bareja – Coordenador de Comunicação e MKT da CBSurf
comunicacao@cbsurf.org.br

===========================
Siga o nosso Instagram: @cbsurfoficial
Se inscreva em nosso canal do YouTube: CBSurfPlay
Siga a gente no Twitter: Twitter CBSurf
Confira o calendário CBSurf 2023 atualizado: CALENDÁRIO

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

Federação Catarinense de Surf
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00