Boas ondas abriram o Silverbay apresenta Circuito CBSurf Junior Tour 2020 na praia da Tiririca, Itacaré(BA). Cauã Costa(RJ) foi um dos destaques marcando as maiores notas e médias do evento. São Paulo venceu por equipes, e largou na frente do ranking em busca de seu décimo terceiro título na história do circuito.
Começou da melhor forma a temporada 2020 do Silverbay apresenta Circuito CBSurf Junior Tour, com a presença de 12 estados e 140 atletas no paraíso baiano de Itacaré(BA). As ondas reagiram em relação ao meio de semana, e proporcionou boas condições para as disputas nos dois dias de competição. No sábado foram realizados dois rounds da categoria Sub-18 Masculino, e as primeiras fases do Masculino Sub-16, Sub-14 e uma bateria da Feminino Sub-16. “Resumindo em uma frase, foi um dia longo. O maior destaque dessa primeira etapa foi o grande número de estados e atletas presentes, e por isso estamos trabalhando no nosso limite no cronograma” revelou Marcos Bukão, diretor de provas da CBSurf.
Cauã Costa comanda o primeiro dia na Tiririca.
O cearense radicado no Rio de Janeiro Cauã Costa (estado que defende no circuito) mostrou o porquê era considerado um dos favoritos ao título na Sub-18 Masculina. Logo na segunda bateria do evento estabeleceu os recordes da prova, quando surfou apenas duas ondas (9.0 e 8.0 pts), e com performances cirúrgicas, cravou a melhor nota e média da competição (17 pontos).
Domingo de campeões na Bahia.
O dia decisivo desta primeira etapa foi marcado por disputas eletrizantes nas seis categorias do circuito nas boas ondas da Tiririca. As meninas da Feminino Sub-14 fizeram sua estreia no CBSurf Junior Tour, que pela primeira vez consagrará uma campeã brasileira dessa divisão. Quem largou na frente do ranking foi a paranaense Luara Mandelli, que começou forte a decisão com uma nota 6.0. Em seguida marcou 4.50 em sua segunda onda e garantiu o título. Completaram a bateria a baiana Maria Eduarda(2ª), Sophia Gonçalves(3ª) e Evelym Kaline(4ª). O início de temporada para Sophia Medina começou no lugar mais alto do pódio na Feminino Sub-16. “Estou muito feliz por conseguir achar a onda salvadora no finalzinho e virar o resultado” disse a campeã. Mesmo com a maior nota da final (6.50), a catarinense Kiany Hyakutake não teve tempo de reação, e finalizou na segunda posição. Kemily Sampaio(3ª) e Sophia Gonçalves(4ª) completaram o pódio. O confronto na Feminino Sub-18 foi acirrado até os momentos finais. Na metade da bateria a carioca Maju Freitas descolou a maior nota da decisão (8.50), e virou pra cima da líder Sophia Medina, que também tinha uma nota forte em seu somatório (7.10). “Vi que a esquerda era boa e backside é meu forte. Pensei que era tudo ou nada e sai manobrando. Graças a Deus deu tudo certo” revelou a campeã Maju Freitas, que somou 12.30 contra 11.80 da vice-campeã Medina. Júlia Duarte(3ª) e Kiany Hyakutake(4ª) fecharam a lista.
O paulista Daniel Duarte surfou apenas três ondas na decisão Sub-14 Masculina, e conseguiu um excelente aproveitamento em suas notas. Ele venceu sua divisão somando 12.25 (6.75/5.50). Murilo Coura chegou perto, mas terminou com o vice-campeonato na etapa. Pedro Ryan(3º) e Guilherme Fernandes(4º) também começaram bem a temporada e vão brigar até o fim pelo título. Numa final dominada pelos paulistas, Caio Costa(SP) comandou as ações entre os Sub-16, marcando o melhor “score” da decisão (7.25). Guilherme Fernandes(2º), Rodrigo Saldanha(3º), completaram a trinca de São Paulo. Sunny Pires(RJ) finalizou em quarto. Última final do domingo e Cauã Costa(RJ) ratificou a posição de favorito na Sub-18 Masculino. Assim como iniciou sua trajetória no sábado com a maior nota e somatório da etapa, logo na segunda bateria do primeiro round (9.0 e 8.0 pontos), Cauã quase repetiu os números na grande final. Ele somou 9.0 e 7.0 pontos para vencer e sair na frente do circuito neste ano. Foi uma decisão com viradas e pontuações altas durante os 20 minutos de bateria. Caio Costa saiu da quarta para segunda colocação na metade do confronto com uma nota 7.85. Ele quase sofreu a “revirada” na última cartada do potiguar Mateus Sena, que chegou perto com 7.40. O pernambucano José Cláudio ficou em quarto, e também teve grande atuação, somando 6.00 e 5.70.
São Paulo Campeã, Santa Catarina vice e Brasil com novo técnico.
A atual campeã brasileira por equipes São Paulo começou bem a defesa do título, vencendo a primeira etapa. Santa Catarina ficou com o vice-campeonato, Rio de Janeiro em terceiro e a anfitriã Bahia em quarto. “Como regra na CBSurf, o técnico do estado campeão assume a equipe brasileira que vai ao ISA World Junior, e nesse caso é o ubatubense Cebola, que liderou o título de São Paulo em 2019” revelou o presidente da CBSurf Adalvo Argolo durante a cerimônia de premiação da etapa.
Silverbay faz balanço da primeira etapa.
Encerrada a etapa de abertura do Silverbay apresenta Circuito CBSurf Junior Tour 2020 na Bahia, Tales Andrade (Silverbay) estava satisfeito com o resultado. Esse é o primeiro ano que a empresa catarinense com sede em Garopaba(SC) apresenta as quatro etapas do circuito integralmente. Tales avaliou de forma positiva esse contato com as entidades de todo o país, e a presença em massa das federações na abertura do circuito. “Nosso propósito é divulgar o trabalho e os produtos da Silverbay, através do apoio aos eventos e aos atletas. Também é importante para o intercâmbio de informações em relação à organização das etapas, para que possamos atingir um padrão na realização deste circuito” declarou. “Gostaria de agradecer aos locais de Itacaré, através da associação local e também a Federação Baiana de Surf que nos receberam bem, e a todos os atletas e seus familiares que marcaram presença na competição”, encerrou Tales.O Circuito CBSurf Junior Tour 2020 tem a apresentação da Silverbay. Patrocínio da Pena, Pró-Ilha, Surfland Brasil e Neokai Wetsuits. Apoio: Prefeitura Municipal de Itacaré, Associação de Surf de Itacaré (ASI), Coltex e Teccel.Resultados