Ondas pequenas e disputas acirradas marcaram os dois dias de competições da terceira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2016
A bela e badalada Balneário Camboriú recebeu neste fim de semana a nata da nova geração do surfe catarinense na terceira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2016 apresentado pela Mini Kalzone. O evento contou com a participação de 125 atletas de todo estado que proporcionaram um verdadeiro show de surfe nas pequenas ondas da Praia Central.
As competições começaram no sábado com a finalização das baterias das categorias Junior e Mirim, adiadas da segunda etapa da Praia do Santinho por falta de ondas, onde o surfista de Florianópolis Lucas Vicente, fez uma excelente apresentação para os árbitros e garantiu uma bela dobradinha, vencendo as duas categorias.
Lucas, que é um dos talentos da nova geração do surfe catarinense, estava com a prancha no pé e garantiu também a vitória na categoria Mirim da terceira etapa em Balneário Camboriú, somando um total de 13,50 pontos, contra 8,85 pontos de Edson de Prá que ficou com a segunda colocação, completaram o pódio na terceira colocação o surfista Uriel Sposaro somando 8,50 pontos, e na quarta colocação Fábio Martins com 8,00 pontos.
Na sequencia foi dado inicio as baterias da terceira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano, e devido as ondas estarem baixas, com ondas na faixa de meio metro, a Fecasurf juntamente com a organização do circuito optou em realizar e finalizar ainda no sábado as categorias Petiz, Infantil, Iniciantes, Feminino Open e Feminino Junior, ficando para o domingo, com a possibilidade de uma reação nas ondas, as categorias Junior, Mirim, e Pro/Am.
Mais uma vez a molecada foi o destaque da competição. Os pequenos surfistas aproveitaram as condições ideais para seus tamanhos e mostraram boas performances, surpreendendo a todos na areia com manobras iradas. Com as condições do mar difíceis, a atenção na escolha das melhores ondas foi o fator determinante para conquistar os lugares mais altos do pódio da terceira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2016.
Na final da categoria Petiz, para surfistas de até 10 anos de idade, o surfista de Balneário Camboriú Takeshi Oyama, buscou as melhores ondas venceu a terceira etapa consecutiva do circuito e segue firme na ponta do ranking oficial da Fecasurf 2016. Na categoria Infantil o campeão foi o surfista Léo Casal, de Florianópolis, que depois da bateria final colocou o caneco na bagagem e saiu as pressas para embarcar para sua primeira temporada na Indonésia.
Na categoria Iniciantes o surfista Walley Guimarães, de Itajaí, correu atrás e achou boas ondas na grande final confirmando o título desta terceira etapa. Entre as meninas, as campeãs foram a surfistas Natalie Plachi, da Praia do Rosa, em Imbituba, na categoria Feminino Open, e Rafaela Coelho na categoria Feminino Junior.
No domingo as ondas reagiram um pouco e algumas séries chegaram a um metro para a alegria de todos, então, logo foram para a água a galera das categorias Junior e Mirim desta terceira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2016.
O título da categoria Junior desta terceira etapa ficou com o surfista de Imbituba, Leonardo Barcelos, outro grande talento da nova geração, que este ano foi campeão das três etapa do Rip Curl Grom Search, e representará Santa Catarina e o Brasil na final mundial da competição em 2017.
Léo veio surfando muito bem nas valas da Praia Central e garantiu sua vitória somando um total de 10,65 pontos, contra 7,75 pontos de Hedieferson Junior que ficou na segunda colocação. Completando o pódio na terceira colocação ficou o surfista Lucas Vicente somando 6,15 pontos e na quarta colocação o surfista Giovanne Picaski com 5,50 pontos.
Devido ao grande numero de atletas inscritos, a finalização das baterias da etapa do Santinho, e a falta de visibilidade devido a neblina no meio da tarde que interrompeu as competições durante 60 min, as baterias restantes da categoria Pro/Am da segunda e terceira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2016 ficarão para terminar na próxima etapa.
A próxima etapa está marcada para os dias 02 e 03 de Julho na Praia do Rosa, em Imbituba, e desde já a Fecasurf e a organização do Circuito Surf Talentos Oceano 2016 agradecem a todos, especialmente os atletas e suas famílias, aos patrocinadores, apoiadores, aos parceiros da imprensa, que contribuíram para mais uma etapa de sucesso.
Agradecemos também a Fesporte por apostar no esporte de Santa Catarina, fomentando e apoiando as entidades esportivas no estado. “O surfe assim como todos os esportes têm uma grande importância para Governo do Estado, e estamos dispostos a crescer em todos os sentidos dentro do esporte catarinense”, declarou o presidente da Fesporte Milton Cruz.
O Circuito Surf Talentos Oceano 2016 tem o patrocínio oficial da Oceano e é apresentando pela Mini Kalzone. O Circuito conta ainda com os patrocínios da Dalila Têxtil, Pigmeu Surf Boards, Passos Automóveis e Cia Wax, o copatrocínio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e da Fundação Municipal de Esportes, Hotel Vieiras, Surfers Paradise, Hotel Bhally, Agemed, com a divulgação do Site Waves, Jornal Drop, De Olho no Mar e Revista Solto, sob a direção técnica da Fecasurf juntamente com a ASBC – Associação de Surf de Balneário Camboriú.
RESULTADOS – 2a etapa – Santinho
MIRIM
1º – Lucas Vicente
2º – Leonardo Barcelos
3º – Edson de Prá
4º – Uriel Sposaro
JUNIOR
1º – Lucas Vicente
2º – Giovanne Picaski
3º – Luan Piazera
4º – Luan Garcia
RESULTADOS – 3a etapa – Balneário Camboriú
INICIANTES
1º – Walley Guimarães
2º – Heitor Mueller
3º – Léo Casal
4º – Luiz Mendes
INFANTIL
1º – Léo Casal
2º – Heitor Mueller
3º – Lucas Machado
4º – Caetano Silveira
PETIZ
1º – Takeshi Oyama
2º – Ryan Coelho
3º – Antônio Vitorino
4º – Anuar Ahmad Chiah
FEMININO OPEN
1º – Natalie Plachi
2º – Andressa Carvalho
3º – Ariela Andrade
4º – Manu Pacheco
FEMININO JUNIOR
1º – Rafaela Coelho
2º – Ariela Andrade
3º – Manu Pacheco
4º – Gabriele Vasque
JUNIOR
1º – Leonardo Barcelos
2º – Hedieferson Junior
3º – Lucas Vicente
4º – Giovanne Picaski
MIRIM
1º – Lucas Vicente
2º – Edson de Prá
3º – Uriel Sposaro
4º – Fabio Martins