Início » SURF TALENTOS OCEANO CONTRIBUIRÁ COM A VEGETAÇÃO DE MATA ATLÂNTICA DO MATADEIRO

SURF TALENTOS OCEANO CONTRIBUIRÁ COM A VEGETAÇÃO DE MATA ATLÂNTICA DO MATADEIRO

por fecasurf
0 comente
                                                                                 Florianópolis, 9 de dezembro de 2022
SURF TALENTOS OCEANO CONTRIBUIRÁ COM A VEGETAÇÃO DE MATA ATLÂNTICA DO MATADEIRO
A praia do Matadeiro é uma das mais belas e preservadas de Florianópolis, com boa parcela da sua mata conservada, favorecendo a paisagem natural e contribuindo para o microclima agradável do bairro. Confira algumas das ações que serão desenvolvidas durante a realização da quarta etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2022 apresentado pela Surfland Brasil, que definirá os campeões estaduais do surf de base da FECASURF.                                                   PLANTIO DE MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS

O Circuito Surf Talentos Oceano tem como uma de suas ações plantar ou doar 15 mudas de árvores nativas em suas etapas, com o objetivo de compensar os gases de efeito estufa emitidos de forma direta e indireta pelo evento. Estas ações começaram em 2018, quando o Circuito inventariou as suas emissões com o Programa CarbonOk®, que é um Programa de Neutralização de Gases de Efeito Estufa aplicado por uma das mais renomadas empresas de consultoria ambiental de Santa Catarina.

Este inventário apontou que seria necessário o plantio de oito mudas de árvores para que estas emissões do evento fossem neutralizadas ao longo de seu crescimento por 20 anos. Para aumentar as chances de sucesso, cada etapa realizada do circuito trabalha com 15 mudas por evento.

Como na terceira etapa de 2022 em Laguna não foi possível realizar o plantio devido à chuva, a organização irá plantar 30 mudas em áreas naturais indicadas pelo Presidente da Associação de Surf do Matadeiro, Pastor Guto. “O palanque será instalado na areia no meio da praia, depois da Pedra do Jacaré. Atrás deste local existe uma grande parte de Mata Atlântica, inclusive até uma gruta mais pra trás, e acho que seria interessante executar o plantio nessa região”, explicou o Presidente.

                                             MUTIRÃO LIMPEZA

A ONG Eco Local Brasil, em parceria com o Projeto Keep The Ocean Blue, participará do evento e contribuirá para deixar a praia melhor do que encontrada pelos organizadores do Circuito. Eles farão uma ação de limpeza de praia no local, retirando micro-lixo e resíduos (principalmente plásticos), que serão encaminhados à reciclagem, transformando-os em produtos.

A princípio a ação será realizada no sábado, dia 10 de dezembro, no turno da manhã. Todos serão muito bem vindos a participarem. Outras instituições serão convidadas a participar do mutirão e do plantio.

QUIZ OCEANO SURFWEAR

Uma atividade que a criançada sempre adora é o tradicional ‘Quiz Oceano’, onde é lançada uma pergunta para o público presente e a criança (ou adolescente) que primeiro chegar com a resposta ganha um kit da Oceano Surfwear ou uma camiseta promocional do evento.

PLANO DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

O Circuito Surf Talentos Oceano possui um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) desde 2017, que minimiza/compensa os impactos negativos e potencializa/fortalece os impactos positivos por meio de um Plano de Gestão Ambiental (PGA) elaborado de forma personalizada para cada etapa.

Todo este trabalho é desenvolvido por profissional tecnicamente e legalmente habilitado. O evento ainda disponibiliza brinquedos para uma maior integração entre as crianças, que acabam fazendo grandes amigos durante o campeonato.

 Texto: Reinaldo Jaeger – Fotos: Márcio David
Email: prime.press07@gmail.com
Cartaz oficial do evento.
As ondas e natureza exuberante da praia do Matadeiro, palco da última etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2022. Foto: Márcio David
As ações ambientais realizadas durante as etapas do Circuito Surf Talentos Oceano já fazem parte do cronograma do evento fora da água. Foto: Márcio David
A praia do Matadeiro receberá o mutirão de limpeza nesse próximo final de semana durante a 4ª etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2022. Foto: Márcio David

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00