Início » Floripa Pro 2022 promove pautas socioambientais na Praia do Matadeiro

Floripa Pro 2022 promove pautas socioambientais na Praia do Matadeiro

por fecasurf
0 comente

A Diretoria de Meio Ambiente da Federação Catarinense de Surf elaborou um Plano de Gestão Ambiental para reduzir os impactos pela realização do evento

(Fotos Marcio David / Fecasurf)

Floripa Pro 2022 está abrindo nesta segunda-feira a quinta e última etapa do Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) na Praia do Matadeiro, no sul da Ilha de Santa Catarina. Quinze surfistas vão disputar o título catarinense masculino, que será decidido na terça-feira e vale uma Yamaha zerinho da Moto Store. Tainá Hinckel já garantiu a sua com o bicampeonato conquistado por antecipação na penúltima etapa, em Imbituba. O Floripa Pro 2022 pode ser acompanhado ao vivo pelo www.fecasurf.com.br.

Paralelo a competição, a Federação Catarinense de Surf sempre promove pautas socioambientais em todas as etapas do Circuito Estadual Profissional, através da sua Diretoria de Meio Ambiente, comandada pelo biólogo Reinaldo Langer Jaeger. Para a etapa da Praia do Matadeiro, foi elaborado um Plano de Gestão Ambiental (PGA) com foco no Rio Sangradouro, que nasce na Lagoa do Peri e divide as praias da Armação e do Matadeiro.

“Falei com a diretoria da ASM e eles foram unânimes no sentido de trabalhar durante o evento, a pauta do Rio Sangradouro”, disse o Pastor Guto, presidente da Associação de Surf da Armação e Matadeiro (ASM). “Vamos destacar a questão dos dejetos, da poluição, o fato de muita gente não ter nem fossa e fazem a ligação direta para o rio, que acaba vindo tudo aqui para o mar do Matadeiro. Então, seria bem legal trabalhar a questão da conscientização destas pessoas”.

Em 2019, já havia uma preocupação com a poluição do Rio Sangradouro. Conforme matéria publicada no site ND+, os integrantes da Amapram (Associação dos Moradores e Amigos da Praia do Matadeiro), alertaram que ela se intensificava após dias de muita chuva. De acordo com João José Fagundes, a Praia do Matadeiro é a “ovelha negra” do Sul da Ilha, pois o esgoto de regiões como Sertão do Pântano do Sul, Parque do Açores, Costa de Dentro e Canto do Pântano do Sul, desemboca nesta praia.

O programa “Se Liga na Rede” era a solução mais próxima encontrada pela Casan, para coibir as ligações irregulares de esgoto que potencializam a poluição das praias da Ilha de Santa Catarina. Outras ações, como a construção da Estação de Tratamento de Esgoto do Sul da Ilha, também deveriam contribuir para a melhoria da situação.

RIO SANGRADOURO PEDE CONSCIÊNCIA!

Com o objetivo de colaborar e fortalecer a conscientização da população e órgãos públicos, a Diretoria de Meio Ambiente da FECASURF vai produzir um minidocumentário sobre a situação do Rio Sangradouro, visando a sensibilização, conscientização e educação socioambiental para uma melhor preservação deste grande tesouro natural da Armação e do Matadeiro. Serão entrevistados surfistas, pescadores e moradores locais, como o presidente da FECASURF, Renato Melo, surfista nativo da Praia do Matadeiro.

Também haverá ampla divulgação desta pauta pela locução do evento para quem estiver na praia, ou assistindo a transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo www.fecasurf.com.br. A Diretoria de Meio Ambiente da FECASURF, em conjunto com a ASM (Associação de Surf da Armação e Matadeiro), elaborou um Plano de Gestão Ambiental (PGA) para o evento, com Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos, Programa de Proteção de Ambientes Frágeis e Protegidos, Programa de Mobilidade Urbana, Programa de Compensação de Gases de Efeito Estufa, Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental e Programa de Engajamento Social.

Floripa Pro 2022 Etapa Matadeiro está sendo realizado pela Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e Associação de Surf da Armação e Matadeiro (ASM), com patrocínio da Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, da Moto Store Yamaha e apoio da Fu-Wax, Silverbay, Restaurante do Aécio, Restaurante Mergulhão, Restaurante Vieira, Restaurante Bolinelli, Pousada Pires e Sul da Ilha Surf Bar. A última etapa do Circuito Catarinense Profissional de 2022 será transmitida ao vivo pelo www.fecasurf.com.br.

———————————————————–

Assessoria de Imprensa do Floripa Pro 2022

João Carvalho – JBC Notícias e Assessoria

(48) 999-882-986 – jbcsurfnews@hotmail.com

———————————————————–

PRIMEIRA FASE D0 FLORIPA PRO – 3.o=33.o lugar (640 pts) e 4.o=49.o lugar (480 pts):

1.a: Walley Guimarães (SC), Ronaldo da Silveira (SC), Gabriel Junior (SC)

2.a: Luã da Silveira (SC), Ramiro Rubim (SC), Robson Gobatto (RS), Henrique Venceslau (SC)

3.a: Wallace Vasco (SC), Leonardo Barcelos (SC), Peterson Crisanto (PR), José Pereira (SC)

4.a: Caetano Vargas (PR), Niccolas Padaratz (SC), Jussemir Junior (SC), Beto Mariano (SC)

5.a: Kaique Oliveira (SC), Adriano Lemos (SC), Tanio Barreto (AL), Gustavo A. Lemos (SC)

6.a: Willian Cardoso (SC), Petterson Thomaz (SC), Leo Casal (SC), Mateus Ribeiro (SC)

7.a: Derek Adriano (SC), José Muniz (SC), Netto Moura (SC), Vicente Romero (SC)

8.a: José Francisco (PB), João Godoy (SC), Cristyan Silva (SC)

9.a: Matheus Navarro (SC), Lucas Haag (SC), André Gonçalves (SC)

10: Murilo Brandt (SC), Lucas Vicente (SC), Demi Brasil (SC), Yuri Ribeiro (SC)

11: Luan Wood (SC), Uriel Sposaro (SC), Bruno Moraes (SC), Pedro David (SC)

12: Fellipe Ximenes (SC), Guilherme Santos (SC), Takeshi Oyama (SC), Rodrigo Rodrigues (SC)

13: Lucas Silveira (RJ), Noah Machado (SC), Caetano Silveira (SC)

14: Marcio Farney (CE), André Luiz (SC), Lucas Cainan (PR), Daniel Kuerten (SC)

15: Luiz Mendes (SC), Diego Rosa (SC), Luy Arman (SC), Thiago Silva Almeida (SC)

16: Hedieferson Junior (SC), Ricardo Tavares (SC), Jeferson Duarte (SC)

PRIMEIRA FASE – 1.a e 2.a=Semifinais / 3.a=5.o lugar (610 pts) e 4.a=7.o lugar (555 pts):

1.a: Tainá Hinckel (SC), Yasmin Dias (SC), Kiany Hyakutake (SC)

2.a: Potira Castaman (BA), Juliana Quint (SC), Pamella Mel (SC)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00