Início » Pautas Socioambientais durante a etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2023 em Balneário Camboriú(SC) neste final de semana.

Pautas Socioambientais durante a etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2023 em Balneário Camboriú(SC) neste final de semana.

por fecasurf
0 comente

Henrique Cavilha – Atleta @oceanosurfwear no Espaço Consciente durante o Circuito Surf Talentos Oceano 2021 em Balneário Camboriú(SC). Foto: Márcio David

O Circuito Surf Talentos Oceano, apresentado pela Surfland Brasil e pela Mini Kalzone, terá a sua segunda etapa realizada em um local especial para a nova geração do surf catarinense: a praia Central de Balneário Camboriú.
A nova bancada mudou a cara da cidade nesses últimos dois anos, e não trouxe benefícios somente para o público que fica na areia, mas também para a comunidade do surf local.
Em 2021 o Circuito Surf Talentos Oceano realizou uma etapa nesta nova bancada, sendo o primeiro evento de surf realizado na cidade após a obra de alargamento. Na ocasião os atletas foram questionados sobre o que acharam da nova onda, e as respostas foram positivas.
Este fato foi explicado pela Bióloga Nathalia, (profissional da empresa Caruso responsável pela pauta ambiental do alargamento) que participou do evento no ‘Espaço Consciência’. Ela esclareceu que em curto prazo a bancada ganhou características de praia de tombo devido ao aporte de areia na orla, mas que toda essa mudança seria conhecida apenas com o tempo.
Nestes dois anos de consolidação da nova bancada, nenhuma outra competição foi realizada na praia Central. Desta maneira o Circuito Surf Talentos Oceano será novamente responsável pela reativação do cenário competitivo em um dos picos mais tradicionais do estado.
Será a oportunidade de uma reavaliação em médio prazo da bancada por parte dos atletas para verificar se a onda realmente melhorou, e se a característica é similar à praia de tombo ou foi alterada.
A Bióloga Nathalia (Empresa Caruso) participará novamente deste evento e poderá esclarecer qualquer dúvida a respeito do assunto para o público presente.

Espaço Consciente durante o Circuito Surf Talentos Oceano 2021 em Balneário Camboriú(SC). Foto: Márcio David

ESCLARECENDO ASPECTOS DA NOVA ORLA

A obra de alargamento da praia Central possui diversas particularidades que desperta a curiosidade dos frequentadores (locais e turistas). Dúvidas como: O que foi feito? Como está se comportando a praia? Como ficará a onda? Haverá implantação de dunas e de vegetação fixadora? Alterou em algo a vida marinha local? Houve alteração nos resíduos presentes na água? Como ficou a limpeza pública da nova orla?

Com tantas dúvidas pertinentes, o Circuito Surf Talentos Oceano reunirá novamente em seu ‘Espaço Consciência’, algumas das instituições e projetos locais que atuam nas pautas relacionadas às obras de alargamento na praia Central de Balneário Camboriú.

Ações ambientais realizadas durante o Circuito Surf Talentos Oceano 2021 em Balneário Camboriú(SC). Foto: Márcio David

EMPRESA CARUSO

A Caruso Soluções Ambientais & Tecnológicas é a empresa responsável pela execução do monitoramento ambiental da obra de recuperação da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú.

Os programas ambientais envolvem monitoramento do meio físico, biótico e socioeconômico. A equipe técnica da empresa estará presente no evento com uma exposição que auxiliará na compreensão destes fatores na nova orla.

EMPRESA IGARA

A Igara Engenharia Ambiental foi a empresa vencedora do processo licitatório para implantação de dunas embrionárias na Praia Central de Balneário Camboriú(SC). A restinga está prevista no projeto de reurbanização da orla da praia.

A ideia é que a vegetação fique entre a areia e o novo calçadão. Será uma obra sem precedentes para a região. A equipe técnica da empresa estará presente no evento com um pequeno viveiro que auxiliará na compreensão da implantação das dunas embrionárias e da vegetação de restinga nesta nova orla.

OCEANIC AQUARIUM

O Oceanic Aquarium é uma instituição dedicada à vida aquática, desenvolvida e pensada para a sensibilização desta e das futuras gerações sobre a proteção ambiental. Um de seus propósitos é inspirar uma próxima onda de líderes para cuidar dos nossos ambientes aquáticos, transformando cada pessoa em protagonistas da conservação e cidadãos sustentáveis.
Situada em Balneário Camboriú, a Oceanic Aquarium possui 30 habitats que abrigam mais de 140 animais de diversos ambientes aquáticos de todo o mundo, totalizando cerca de um milhão de litros de água em sua estrutura.
O Departamento de Educação para Conservação promove ações para aumentar o conhecimento e o interesse das pessoas em relação aos oceanos e outros ambientes aquáticos, por meio de explicações sobre os animais e seus habitats.

A equipe técnica da empresa estará presente no evento com o objetivo de apresentar informações sobre a vida aquática da região, além de incentivar a visitação desta importante ferramenta de valorização e educação ambiental (o aquário).

LABORATÓRIO DE MERGULHO CIENTÍFICO DA UNIVALI

A Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, preocupada com a qualidade de sua orla, lançou um chamamento público pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O objetivo é identificar os pontos críticos de escape de resíduos, e limpeza dos seus costões, com a quantificação dos resíduos coletados.

O Laboratório de Mergulho Científico da Universidade do Vale do Itajaí foi credenciado para assumir estas tarefas. A partir do ano de 2023 a empresa Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento LTDA assumiu o financiamento deste importante projeto, dando continuidade ao trabalho.

A equipe técnica do laboratório estará presente no evento com o objetivo de apresentar informações científicas sobre os resíduos encontrados e retirados de 13 costões de Balneário Camboriú.

RECICLA BC – SMMA

Recicla BC foi um Programa idealizado no ano de 2018 e que atualmente virou uma Política Pública Municipal de Balneário Camboriú, fortalecendo um dos mais bem sucedidos programas brasileiros de coleta de resíduos para reciclagem.

A Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú participará do evento oferecendo um Ponto de Entrega de Resíduos Recicláveis, divulgando o novo aplicativo do RECICLA BC e disponibilizando diversos brindes para brincadeiras com o público presente.

PROJETO KEEP THE OCEAN BLUE

É um projeto de responsabilidade socioambiental da empresa OCEANO SURFWEAR, que reúne diversas iniciativas de preservação e conscientização ecológica. São ações de limpeza em praias e espaços naturais, palestras e atividades nas escolas, práticas mais sustentáveis na fábrica e uma linha de camisetas produzidas a partir de garrafas PET.

O Projeto Keep The Ocean Blue visa mostrar que é possível utilizar os recursos naturais do planeta de forma mais inteligente e consciente.

O projeto estará junto ao evento realizando seu tradicional Quiz Oceano Surfwear, e auxiliando na sensibilização, conscientização e educação da nova geração do surf.

Também será promovida uma ação de plantio de mudas de árvores nativas com o objetivo de compensar os gases de efeito estufa relacionados ao evento.

ONG ECO LOCAL BRASIL

A Eco Local Brasil é uma ONG criada em 2002 com o objetivo de realizar limpezas de praia. Atualmente a ONG também promove palestras em escolas e parcerias para a criação de linhas de produtos fabricadas a partir de matéria prima das suas atividades de limpeza de praia.

A ONG participará do evento comandando uma ação de limpeza de praia no sábado (19) pela manhã, além de expor alguns produtos produzidos com a matéria prima fruto de suas ações.

PLANTIO DE MUDAS DE ÁRVORES PARA COMPENSAR GASES

O Projeto Keep The Ocean Blue abrirá as ações socioambientais da competição com um plantio de mudas de árvores nativas. Desta maneira, o evento não contribuirá para a problemática do Aquecimento Global.

Para a ação de plantio o projeto convidará alguns atletas que competem no circuito, além de crianças locais de Balneário Camboriú. A atividade será realizada em um local indicado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Este plantio é relacionado ao Selo CarbonOk®, que é um Programa de Neutralização de Carbono em que o Surf Talentos aderiu desde 2018, quando o Circuito inventariou as suas emissões de GEE e busca compensá-las desde então por meio do plantio de árvores nativas.

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL – SGA

O Circuito Surf Talentos Oceano possui um SGA completo e personalizado desde 2018, elaborado e executado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado, que emite ART junto ao Conselho de Biologia.

Este SGA é composto por diversos Programas Ambientais, que visam controlar e mitigar os impactos negativos (resíduos, pisoteio de vegetação, etc) e potencializar os impactos positivos (educação ambiental, integração social, etc).

Todos os anos este SGA passa por um processo de melhoria contínua, visando adapta-lo cada vez mais ao mundo do surf.

Mais informações sobre a segunda etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2023, apresentado pela Surfland Brasil e Mini Kalzone, competição válida pela quarta etapa do Circuito Fecasurf de Base 2023 nas redes sociais da @swelleventos @surftalentosoceano e @fecasurf .
Surfland Brasil e Mini Kalzone apresentam Circuito Surf Talentos Oceano 2023 – 2ª etapa (valendo 10 mil pontos o Circuito Fecasurf de Base 2023) –  Praia Central – Balneário Camboriú(SC)
Patrocínio Master:
Oceano Surf WearPatrocínio:
Surfland Brasil e Mini KalzonePatrocínio Local:
Prefeitura de Balneário Camboriú e Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú

Apoio: Freak Surf Skate, Silverbay, Lord, Sibon Sharters

Ações Socioambientais:
Keep The Ocean Blue e Ecolocal Brasil

Cobertura: RBdreams Sport Solutions

Homologação: Fecasurf e ASBC

Uma realização Swell Eventos

Texto:  Reinaldo Langer Jarger – Coordenador de Gestão Socioambiental
Edição de Texto: João Lopes- Jornalista
Fotos: Márcio David

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00