quarta-feira, abril 17, 2024
Início » Santa Catarina é a campeã da segunda etapa do CBSURF JUNIOR TOUR 2019, apresentada pela SILVERBAY!

Santa Catarina é a campeã da segunda etapa do CBSURF JUNIOR TOUR 2019, apresentada pela SILVERBAY!

por fecasurf
0 comente

O CBSurf Junior Tour tem um formato único e tradicional. Além de cinco títulos individuais por categoria, a equipe de cada estado busca se tornar campeão da etapa e ser líder nacional. Para isso, depende dos pontos de sete dos surfistas da sua delegação em cinco categorias, duas delas com dois atletas pontuando.

A 2º etapa do CBSurf Junior Tour, que abriu o Silverbay São Chico Brasileiro de Surf 2019, foi a segunda de três etapas do Circuito Nacional de 2019. A próxima e última parada do Tour está prevista para os dias 28 e 29 de setembro, no pico Mar do Macaco, Intermares, Município de Cabedelo, na Paraíba.

O CBSurf Junior Tour é o circuito que define os atletas da Seleção Brasileira de Surfe Junior para defender o país no Mundial Pro Junior (ISA World Junior Surfing Championship) no final do ano, na Califórnia (EUA).

“O CAMPEÃO VOLTOU!”

            Esse foi o grito da galera durante a cerimônia de premiação da etapa, após o Locutor João Pastega anunciar a Seleção Catarinense como a grande Campeã da etapa, empatando na primeira colocação do ranking com a Seleção Paulista, que tinha ganhado a primeira etapa, em Itacaré, na Bahia.

            Santa Catarina foi a Campeã Invicta do Circuito em 2018, ganhando todas as etapas do ano, porém em 2019 ela começou a primeira etapa perdendo para São Paulo. Isso justifica tamanha euforia de todos.

            “Me desculpe São Paulo, mas vai ser uma guerra na próxima etapa! Nós vamos com tudo! O Campeão voltou!” avisa Balu Schoerder, Técnico da Seleção catarinense. “Isso ai é o fruto do nosso trabalho, da união desta equipe. Desde o início nós partimos para esta empreitada de fazer este time acontecer, e está ai o resultado! Parabéns! Santa Catarina Campeã!”, comemora o Presidente Reiginaldo.

RESULTADO

1º Santa Catarina

2º São Paulo

3º Bahia

4º Rio Grande do Norte

5º Paraná

6º Rio de Janeiro

7º Paraíba

8º Rio Grande do Sul

9º Ceará

CBSURF, FECASURF E SILVERBAY: a parceria que deu certo!

            Adaldo Argolo e Reiginaldo Ferreira falaram como está sendo esta parceria entre CBSurf (Confederação Brasileira de Surf) e FECASURF (Federação Catarinense de Surf) para a realização do São Chico Brasileiro de Surf 2019, com o CBSurf Junior Tour neste final de semana e o CBSurf Pro Tour no final de semana que vem. O apresentador Tales Andrade (Silverbay) também deu o seu depoimento.

            “A gente vem caminhando o Brasil inteiro com este evento, com este espetáculo que é vir aqui e ver a praia lotada de famílias. Voltar à Santa Catarina em parceria com o que hoje posso chamar de amigo, o Presidente Reiginaldo, é um prazer. Aqui em Santa Catarina é sempre um prazer, pois é um celeiro de grandes atletas, o que vem a consolidar o bom trabalho que o Presidente tem feito na FECASURF”, diz Adalvo.

            “Para nós é uma satisfação muito grande trazer este evento para Santa Catarina. Estamos fazendo um trabalho forte com a equipe catarinense, desde que a gente assumiu a Federação, trazendo bons resultados, e hoje tendo esta etapa em São Chico é um prazer e uma satisfação”, diz Reiginaldo.

            “Todos os atletas que hoje estão no WCT (World Championchip Tour) tiveram uma passagem por este Circuito Brasileiro. É um Circuito que traz gente do Brasil inteiro, e vira não só um confronto, mas uma convivência dessas diferenças do Brasil, de um país tão grande”, contribui Adalvo. “É uma interação entre os atletas de todo o Brasil, e isso faz com que a gente lute para trazer cada vez mais Federações para participar. É uma interação que vai nivelando o surfe de todos, e atraindo a gurizada nova para aprender com tudo isso, então é tudo uma evolução, que só vai trazer o sucesso do nosso esporte”, conclui Reiginaldo.

Foto: Basílio Ruy

Já Tales Andrade, proprietário da marca Silverbay, apresentadora do evento, falou que: “A gente tem trabalhado bastante nos últimos anos com eventos Amadores em Santa Catarina, e com isso a gente vem adquirindo bastante experiência e conhecimento, investindo em estrutura física, e agora surgiu esta oportunidade junto à CBSurf, de trazer um pouco deste trabalho que a gente vem realizando regionalmente a um nível mais alto, que é um Brasileiro Amador, uma etapa muito importante para os atletas, que vem a coroar os representantes do Brasil  no ISA Games e, consequentemente, nas Olimpíadas. Então a gente se sente privilegiado em estar fazendo parte deste grande projeto, que é o surfe do Brasil”.

GALERA LOCAL FEZ A DIFERENÇA

            “Este campeonato é muito importante para os nossos atletas, não só de Santa Catarina, mas do Brasil inteiro. É um campeonato de equipes, que vem atletas desde o nordeste até o Rio Grande do Sul. São os melhores do Brasil até os 18 anos de idade. É um evento que já veio no ano passado e conseguimos trazer este ano novamente para cá. Quero agradecer à Prefeitura, aos nossos apoiadores locais, aos patrocinadores do evento, que sem eles nada disso teria acontecido. Para os nossos atletas locais e catarinenses é uma ótima oportunidade para estar conseguindo uma vaga no Mundial da ISA e mostrar o seu trabalho para o Brasil inteiro”, declara Anderson Mabel, Diretor Técnico da Associação de Surf da Prainha (ASP).

            Não podemos esquecer a Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, a grande patrocinadora desta semana de surfe na cidade. “A cidade ganha com isso, temos o incentivo à prática esportiva, a aproximação dos jovens com o esporte que é uma ferramenta importante para a formação do cidadão do futuro. Além do mais, essas iniciativas movimentam a economia do comércio local, atraem mais visitantes e funcionam como opção de lazer aos nossos moradores. Temos evento ocorrendo ao longo do ano em vários pontos da cidade e a Prefeitura está de braços abertos para apoiar os eventos”, diz o Prefeito Municipal Renato Gama Lobo.

GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

            O evento conta com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) aplicado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado, reduzindo os impactos negativos e potencializando os impactos positivos.

Os surfistas locais são bastante ativos nas causas socioambientais da região, como no movimento #SumidoroFree, que luta pela conservação da Bahia da Babitonga e pela preservação da onda do Sumidouro. A organização do evento junto à ASP (Associação de Surf da Prainha) estarão produzindo um documentário sobre o tema durante toda a semana do São Chico Brasileiro de Surf, para aproveitar o alcance do evento e divulgar nacionalmente o problema. Este produto será uma pequena contribuição do evento perante a causa local.

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul também é muito proativa. Em 2018, durante um evento de surfe na Prainha, aderiu à Campanha Mares Limpos, da ONU (Organização das Nações Unidas), comprometendo-se a engajar-se e em executar ações de combate ao lixo nos oceano. Agora, em 2019, está obtendo a Certificação Internacional Bandeira Azul, entrando para o seleto grupo de praias que conquistaram este feito no Brasil.

REALIZAÇÃO

            A Silverbay apresenta o São Chico Brasileiro de Surf, este final de semana com o CBSurf Júnior Tour e a seguir  com o CBSurf Pro Tour. Ambos contam pontos para os Circuitos da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), e o CBSurf Pro Tour também somará pontos para o Circuito Profissional Catarinense. A realização é da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) e da ASP (Associação de Surf da Prainha), com produção da Swell Eventos.

A Prefeitura de São Francisco do Sul patrocina o evento. Apoiam o evento também: Pró-Ilha Surfboards; Lord of the Sea; Studio DoZero; Deck 66; Bar do Banana; Machado Contabilidade; Restaurante Pirata; Kanto da Pizza; Bar Ta na Onda; Restaurante Harry; Pousada da Ilha; Banana Joe Louge; Rei do Frango; Pastelaria Enseada; Monteiro Bar e Lanchonete.

FOTOS: Marcio David.

Foto: Basílio Ruy

Foto: Basílio Ruy

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

Federação Catarinense de Surf
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00