quarta-feira, abril 17, 2024
Início » SÃO PAULO CAMPEÃ E FECASURF EM 2º POR EQUIPES NO CBSURF JÚNIOR TOUR NA BAHIA

SÃO PAULO CAMPEÃ E FECASURF EM 2º POR EQUIPES NO CBSURF JÚNIOR TOUR NA BAHIA

por fecasurf
0 comente

Potiguar, Lucas Silva, vence a Sub18 em Itacaré, catarinense, Leo Casal, é o destaque, e Técnico, Balu Schoeder, fala sobre a 1ª etapa: “Foi por pouco que não conseguimos a vitória”

Por Eduardo Rosa

A 1ª etapa do CBSurf Júnior Tour 2019, organizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBS), composto pelos principais surfistas da base do surf nacional e disputado por equipes estaduais, terminou neste domingo (16), na praia da Tiririca, em Itacaré (BA). Como sempre, as decisões foram em alto nível competitivo, com seleções torcendo por seus integrantes e transformando o evento numa grande arena esportiva.

As fases finais do evento foram realizadas neste domingo, e a pluralidade dos estados nas baterias decisivas deram a tônica para a competição. Paranaenses, potiguares, baianos, cariocas, paulistas, catarinenses, paraibanos, pernambucanos, praticamente, todos os estados tinham representantes nas fases decisivas do CBSurf Júnior Tour. As ondas, na faixa de meio metro em média e a festa das torcidas, fizeram atletas se superarem.

Potiguar, Lucas Silva, vence a Sub18 e o catarinense Leo Casal a Sub16

As finais masculinas Sub16 e Sub18 do CBSurf Júnior Tour da Bahia, contaram com um atleta em comum nas duas finais. O surfista integrante da Seleção Catarinense Fecasurf, Leo Casal, por pouco não fez a dobradinha nas duas categorias. Na Sub16, Leo contava com dois conterrâneos e um paranaense na grande final. Levou a melhor, deixando a nova sensação do surf paranaense, Kainan Meira em segundo, os catarinenses Luiz Mendes em terceiro e Arthur Romão na quarta colocação.

Na Sub18, o atleta da equipe do Rio Grande do Norte, Lucas Silva, colocou ‘água no chopp’ do segundo colocado, Numa final eletrizante, com as torcidas fazendo os seus papeis, Leo Casal, por pouco não conseguiu a virada, e a vitória dupla em Itacaré (BA). Os dois atletas se revezaram nas duas primeiras posições até o início dos últimos cinco minutos, quando o potiguar abriu vantagem. O paulista Ryan Kainalo ficou com a terceira colocação e o catarinense Heitor Muller em quarto.

Paulista, Ryan Kainalo, confirma seu favoritismo na Sub14

A final da categoria Sub14, que contemplam os atletas mais jovens do CBSurf Júnior Tour, foi formada por dois atletas da equipe paulista, um baiano e um paraibano. A vitória do paulista Ryan Kainalo, já vinha sendo construída desde sua primeira bateria disputada no evento. Ryan venceu todas elas na categoria Sub14, e ainda disputou a final Sub18. O paraibano Yuri Barros terminou em segundo, o paulista Guilherme Fernandes em terceiro, e o baiano Rayan Fadul na quarta colocação.

Feminino: Paulistas dominam a final Sub16, e as cariocas a decisão Sub18. Sophia Medina nas duas finais

Na categoria Sub16 Feminina, as paulistas dominaram a finalíssima na praia da Tiririca, Itacaré (BA), conseguindo pontos preciosos para a vitória da equipe são paulina. A paulista Isabela Saldanha se consagrou ao vencer sua conterrânea Sophia Medina, irmã do Bicampeão Mundial de Surf, Gabriel Medina, que ficou com a segunda colocação. A carioca Mariana Areno acabou não deixando a festa paulista ser completa, ficando na terceira posição, deixando Kemilly Sampaio, mais uma integrante da equipe paulista, presente nesta final, em quarto lugar.

Já na concorrida final Sub18, o domínio foi total das cariocas. Campeã Brasileira Sub18 do CBSurf Júnior Tour ano passado, a carioca Julia Duarte, manteve a hegemonia ao vencer esta primeira etapa em 2019 na Bahia. Junto com ela, outra carioca, Maju Freitas (2ª), não deram chances às paulistas Sophia Medina (3ª) e Sophia Gonçalves (4ª).

Seleção Paulista Campeã da 1ª etapa do CBSurf Júnior Tour 2019, na praia da Tiririca, Itacaré (BA)

A Seleção Paulista, levou a melhor na primeira etapa do CBSurf Júnior Tour 2019. A equipe foi uma das que mais colocou atletas na finais, além de contar com o maior elenco nesta primeira etapa. Foram 8 atletas paulistas presentes nas finais na Bahia, contra 5 catarinenses. Ao todo, nas semifinais do CBSurf Júnior Tour na Bahia, a Seleção Paulista disputou com 14 atletas de sua equipe, mostrando a força do surf paulista.

O domínio foi quase total na Bahia, e a preocupação apontada por Reiginaldo Ferreira, Presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), Vice-campeã do evento, antes da competição, se materializou. As duas seleções mantém um duelo particular em todas as etapas. A Seleção Baiana de Surf ficou com a terceira posição, e a equipe carioca em quarto no geral.

Técnico da equipe Fecasurf, Balu Schoeder, destaca participação da equipe “Pode ter certeza que a gente vai buscar”

A equipe Fecasurf, comandada pelo Chefe de Equipe, Reiginaldo Ferreira e pelo Técnico Balu Schoeder, abriu o Circuito CBSurf Júnior Tour 2019 logo atrás de uma das seleções mais fortes no Brasil, que assim como Santa Catarina, revela grandes nomes do surf brasileiro e mundial. Logo após as finais do evento, Balu conversou com o Surfemais sobre a participação da equipe barriga verde na 1ª etapa do consagrado Brasileiro de Surf Amador.

Segundo Balu, “Queria dar parabéns a toda equipe pela vontade e disposição em ondas difíceis. Chegamos quinta feira (13) a tarde, e não conseguimos nem treinar. Treinamos na sexta (14) – primeiro dia do evento – e já fomos pra água. Foi por pouco que não conseguimos a vitória“. O técnico também falou sobre a perspectiva para a próxima etapa, “Agora é colocar a cabeça no lugar, pra conseguir recuperar a liderança novamente“, disse Balu.

Sobre o início desta competição, e o Vice-campeonato na abertura do circuito, Balu foi enfático, No primeiro ano que nós fomos campeões (2017), neste trabalho que viemos fazendo, trazendo o Bi-campeonato, a gente também saiu atrás, e logo depois conseguimos nos recuperar. Tenho muita fé na minha equipe e certeza que eles vão correr atrás do prejuízo”.

Gostaria de dar os parabéns a todos os atletas que fizeram finais, como Leo Casal, Arthur Romão, Heitor Muller e o Luiz Mendes, e ao restante da equipe toda. Principalmente ao Reiginaldo por ter se dedicado e sempre ter o empenho prá levar toda a equipe, pois se não fosse ele, a gente nem estaria aqui. Um grande abraço do Balu, e pode ter certeza que a gente vai buscar“, finalizou Balu Schoeder.

Resultados da 1ª etapa do CBSurf Júnior Tour 2019, Itacaré, Bahia

Resultado por equipes

1º São Paulo 5.520 pontos

2º Santa Catarina 5080 pontos

3º Bahia 4038 pontos

4º Rio de Janeiro 3380 pontos

Resultados finais por categorias

Sub14 Masculino

1º Ryan Kainalo (SP) 13,65 pontos

2º Yure Barros (PB) 9,55

3º Guilherme Fernandes  (SP) 8,85

4º Rayan Fadul (BA) 4,65

Sub16 Masculino

1º Leo Casal (SC) 14,10 pontos

2º Kaian Meira (PR) 11,45

3º Luis Mendes (SC) 8,95

4º Arthur Romão (SC) 8,45

Sub18 Masculino

1º Lucas Silva (RN) 11,25 pontos

2º Leo Casal (SC) 11,10

3º Ryan Kainalo (SP) 10,00

4º Heitor Muller (SC) 7,30

Sub16  Feminino

1º Isabela Saldanha (SP) 9,26 pontos

2º Sophia Medina (SP) 8,15

3º Mariana Areno (RJ) 6,55

4º Kemily Sampaio (SP) 4,40

Sub18 Feminino

1º Julia Duarte (RJ) 11,35 pontos

2º Maju Freitas (RJ) 9,35

3º Sophia Medina (SP) 6,45

4º Sophia Gonçalves (SP) 5,55

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

Federação Catarinense de Surf
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00