Mais uma temporada do surf amador chegou ao fim em Santa Catarina, com o encerramento do Surfland apresenta Circuito Silverbay SCTour Fecasurf 2019. A etapa reuniu mais de 120 atletas na praia da Ferrugem, em Garopaba(SC), mostrando o porque é considerado um dos circuitos amadores mais prestigiados do país.
O capítulo decisivo do SCTour Fecasurf 2019 foi escrito em Garopaba(SC) neste último final de semana, com a definição dos campeões estaduais de surf amador de Santa Catarina. O Circuito Silverbay de Surf foi apresentado pela Surfland, e mais uma vez reuniu os melhores atletas do país, reunidos nas 10 categorias em disputa, além do Surf Adaptado, incluído pela organização desde a segunda etapa no meio do ano. Mesmo com ondas pequenas, a Ferrugem proporcionou bons momentos durante a competição, com séries de 0,5 metro abrindo até a beira, variando de acordo com o horário da maré. As condições foram mais afetadas no domingo, quando o tempo virou com a entrada do vento sul, exigindo bastante dos competidores, que tiveram que colocar a prova o resultado de seus esforços e treinamentos diários. Cinco categorias conheceram seus campeões estaduais no sábado, ficando o domingo exclusivo para as divisões de base, Adaptados e o surf feminino. Mesmo após a sequência de eventos pelo estado, a etapa da Silverbay praticamente preencheu todas as vagas abertas para a disputa, mostrando o respeito conquistado por seus eventos realizados nos últimos anos.
Sábado de verão e títulos na Ferrugem.
A abertura da etapa teve a cara da próxima estação: sol, calor e praia lotada. Alguns atletas conquistaram pela primeira vez um título estadual, colocando seus nomes na galeria de campeões amadores da Fecasurf. O primeiro deles foi Luã Silveira, que finalizou a temporada como o novo número 1 Sub-18 do surf catarinense, após uma disputa dramática definida no final da bateria. Walley Guimarães liderava o confronto, e se mantivesse o resultado, se consagraria campeão estadual da categoria. Foi quando Tayron da Silva saiu de quarto para primeiro lugar, após uma esquerda salvadora e sacramentar a vitória, jogando Walley para segundo. Luã ficou em terceiro, resultado que lhe deu o título de campeão do ranking Sub-18 Junior, por uma diferença de 800 pontos em relação ao segundo colocado Walley Guimarães.
Em um ranking paralelo valendo apenas três etapas para o circuito Silverbay, o campeão Junior levará uma passagem para o Peru, e Luiz Mendes se deu melhor. Na sequencia foi a vez da Master, e Jussemir Junior entrou na decisão com o título praticamente assegurado. A larga margem de pontos após duas etapas realizadas, lhe deu tranquilidade para a disputa, e mesmo assim não faltou emoção em sua reta final. Fernando Santiago estava próximo da vitória, quando Jussemir veio para sua cartada final e virou o resultado a seu favor. Ambos são companheiros de equipe, e pode-se dizer que o troféu de campeão da etapa ficou em casa.
Luiz Mendes é um colecionador de títulos estaduais da Fecasurf. Ele foi bicampeão Sub-14 em 2016 e 2017, campeão Sub-16 em 2018, e repetiu o feito em 2019, levando novamente o caneco para Balneário Barra do Sul(SC), litoral norte do estado. “Feliz com mais esse título e poder igualar essa façanha ao inesquecível Jean da Silva, que é meu ídolo”, declarou Mendes. A mudança de guarda se fez presente na categoria Sub-14, com mais um “rookie” chegando ao seu primeiro título de expressão. Após bater na trave por alguns anos, Noah Machado alcançou seu objetivo finalizando as três etapas do SCTour Fecasurf 2019 como o novo campeão Iniciantes. Ele empatou com Anuar Chiah, que por ser paranaense, não pode pontuar no ranking estadual catarinense. Falando em Anuar, ele venceu essa categoria, a primeira de suas três vitórias nesse final de semana iluminado em Garopaba. Noah cravou a segunda posição e o título estadual, feito bastante comemorado pelo garoto nascido no Hawaii, filho de brasileiros. A Open fechou o sábado de decisivo, com José Muniz faturando seu primeiro título de campeão no circuito Fecasurf. Muniz iniciou a reta final com uma quinta colocação na primeira etapa do SCTour na Mole, e venceu a segunda no pico do Novo Campeche. Com a derrota prematura na semifinal do até então líder do ranking Ramiro Rubim, o caminho se abriu de vez para Muniz, que confirmou a boa fase que atravessa, vencendo a etapa e marcando a maior nota do evento (9 pontos na final), e se tornando o novo campeão SCTour Fecasurf 2019.
Últimos campeões do ano
Após um sábado de verão e praia lotada, o último domingo do Circuito Silverbay SCTour Fecasurf contou com tempo fechado, vento sul e ondas pequenas, porém surfáveis. Na programação do dia, a conclusão das seis categorias restantes, incluindo os atletas da base, surf feminino e adaptados. As meninas abriram as finais com a Feminino Open. Após vencer o Interassociações na semana anterior, Lara Raupp conquistou mais um título expressivo, levando a etapa na Feminino Open. Com a terceira colocação nesta etapa, e duas vitórias nos eventos anteriores, Kiany Hyakutake sagrou-se campeã estadual 2019. Em seguida vieram às meninas da Sub-12. Após dois vice-campeonatos nas etapas anteriores, a Maria Amélia Autuori interrompeu a sequencia de vitórias de Isabelle Nalu, que terminou em segundo lugar e conquistou o primeiro título de sua carreira como campeã Fecasurf 2019 na Sub-12 Feminina. Fechando as categorias femininas, Pamella Mel foi a melhor e comemorou a vitória na Sub-16, após ficar chateada com a derrota sofrida na decisão da Feminino Open. Mesmo com a derrota na semifinal, a 5ª colocação foi o suficiente para Ana Luiza Romão assegurar mais um título estadual. O circuito catarinense para surfistas Adaptados ainda não foi encerrado, e a etapa da Ferrugem valeu pontos para o ranking da categoria. Quem se deu melhor foi Fidel Teixeira, campeão 2019 do Circuito Silverbay. Um dos nomes desse final de semana foi o paranaense Anuar Chiah, que venceu as três categorias que disputou. Ele já havia conquistado a Sub-14 no sábado, e no domingo arrematou mais dois troféus de primeiro: na Sub-12 e Sub-10. Por ser paranaense e não residente em Santa Catarina, ele não pode pontuar no ranking estadual, mas pode levar os prêmios. Foi o caso da Sub-10, uma das baterias mais acirradas da competição. A vitória de Chiah veio na segunda metade da disputa, após arrancar dos juízes uma nota 8. A jovem promessa catarinense Yuri Gabriel chegou a liderar o confronto, mas acabou em segundo lugar na etapa, o que lhe confirmou o título da sua divisão, primeiro do garoto. A última final do circuito estadual 2019 trouxe dois atletas empatados na liderança com 18 mil pontos: Gabriel Ogasahara e Antonio Vitorino, e quem ficasse a frente do outro ganhava. Até a primeira metade a disputa foi parelha, com Vitorino achando uma esquerda mais manobrável e cravar 7 pontos. Mais uma vez Anuar Chiah estava numa decisão, onde acabou vencendo, deixando a briga pelo título no ranking estadual entre os dois oponentes. Ogasahara não manteve a mesma constância de fases anteriores, e abriu caminho para o título estadual de Antonio Vitorino, de Balneário Camboriú na Sub-12 Infantil. Perguntado se sentiu a pressão de ter que decidir um título numa final e a última do ano, o garoto concordou, mas que não o deixou abalar.
Fim de ciclo no comando da Fecasurf
Essa etapa foi a última vez que Reiginaldo Ferreira, atual presidente da Fecasurf, esteve a frente da entidade numa competição do circuito estadual amador. Reiginaldo sempre foi entusiasta e defensor dessa fórmula de disputa, divididas em SCQS (qualificatória) e SCTour, reunindo os melhores do ranking de cada categoria (os top 16 nas categorias masculinas e as oito melhores nas femininas). Com um trabalho solidificado após 4 anos de mandato, a Fecasurf manteve o status de ser uma das principais federações do país, conquistando títulos nacionais e criando circuitos diferenciados que atraem atletas de todo o Brasil. Tudo isso agregando seriedade e transparência em suas ações, fato que Reiginaldo gosta sempre de ressaltar. Ele comandou a Fecasurf por 4 anos, e passa o bastão para seu sucessor após as eleições para o cargo na primeira quinzena de dezembro. Pode ser um adeus ou um até breve, quem sabe?
Surfland apresenta Circuito Silverbay2019, última etapa do SCTour Fecasurf 2019.
Patrocínio: Silverbay, Prefeitura Municipal de Garopaba, Pena, Mormaii e Pro- Ilha Surfboards.
Apoio: Pure Sun, Marivan Surf Shop, Tokoro Surfboards, Mil Ervas, Quimikall Surf Reparos, ASG Garopaba, , ASF Fererugem, e SC Bonés
Restaurantes: H2O Sushi Garopaba, Restaurante Zanoni, Guna Made, La Rural Garopaba, Graphite Pizza Bar, Pirao da Fruta, Supermercados Silveira e Bar do Zado.
Pousadas: Beira Mar Ferrugem, Hotel Silveira Eco Village, Residencial Sollar Del Nietto e Diego Imóveis.
Apoio local: ASF, Corpo de Bombeiros de Garopaba, Escola de Surf Onda Azul.
Educação Ambiental: Eco Garopaba
Lonas e Palanque: V8 Comunicação Visual
Supervisão Técnica: Fecasurf.
Divulgação: Waves e Prime.Press07 Assessoria & Comunicação.
Transmissão: Youtube canal Silverbay
Resultado
Open 1º- José Muniz 2º- Victor Borges 3ª- Luiz Mendes 4º- José Luiz Melo