A competição terá 3 etapas, com a abertura nos próximos dias 23 e 24 na praia da Ferrugem, em Garopaba
Com o surf brasileiro em alta no cenário mundial, a nova geração continua sendo preparada para o futuro. Realizado tradicionalmente no início de cada temporada, durante o verão, o principal campeonato do Brasil na modalidade para atletas com até 16 anos de idade já tem definidas as datas e locais das três etapas de 2016.
Em sua 17ª edição consecutiva, o Rip Curl Grom Search terá a abertura agora, nos próximos dias 23 e 24 na Praia da Ferrugem, em Garopaba/SC. Na sequência, os competidores se encontram em outros dois emblemáticos picos do surf brasileiro: a Praia de Itaúna, em Saquarema/RJ, nos dias 20 e 21 de fevereiro; e na Praia de Maresias, em São Sebastião, nos dias 5 e 6 de março.
“Em linha com o retorno global do emblemático projeto The Search, da Rip Curl, escolhemos em conjunto com as federações de surf parceiras alguns os melhores ’picos’ de surf do Brasil para realização das etapas nesse ano”, explica Fernando Gonzalez responsável pelo marketing da Rip Curl no Brasil.
Apresentado nesse ano por Guaraná Antarctica, o campeonato conta com as categorias grommet (sub12), iniciante (no máximo 14 anos), mirim e feminina (ambas com limite de 16 anos). Novamente, a expectativa é atrair os principais nomes da nova geração do surf brasileiro, como forma de incentivá-los para seguirem as mesmas trajetórias de destaques como Gabriel Medina, Adriano de Souza e Filipe Toledo, por exemplo, que competiram neste evento e hoje brilham na elite mundial.
“Estamos muito felizes em promover o Grom Search com nossos parceiros da Rip Curl. Este é um evento especial, que além de apoiar o desenvolvimento do surf brasileiro reflete o estilo de vida deste esporte além da competição” comenta Diogo Dias da Silva, gerente de marketing da Guaraná Antarctica.
Segundo Fernando Gonzalez, o Rip Curl Grom Search já é uma tradição no Brasil e no Mundo e o objetivo é continuar proporcionando etapas de alto nível técnico, com um ambiente que remeta ao slogan ‘Muito mais do que um campeonato de surf’. “A escolha dos patrocinadores desse circuito precisa estar alinhada com a visão do evento e da Rip Curl. Este ano teremos a Guaraná Antarctica como grande novidade, uma marca que já está associada ao surf, apoiando o Gabriel Medina e agora fortalecendo a nova geração do surf no nosso país como apresentadores das três etapas em 2016”, comenta, destacando o produto criado no Brasil, em 1921 e que atualmente encontra-se entre as 15 marcas de refrigerante mais vendidas no Mundo.
Com o slogan “Muito mais do que um campeonato de surf”, o evento, homologado pela Confederação Brasileira de Surf, conta com vários atrativos além das ondas, com muita diversão e conscientização socioambiental em cada etapa. “Estamos preparando diversas atividades especiais para os atletas, pais, treinadores e público presente na praia”, anuncia Fernando.
“Apesar do circuito ter seu caráter competitivo e ser referência nacional na revelação de novos talentos, existem muitas atividades que são realizadas no final de semana, que fortalecem o vínculo de amizade entre os participantes e toda uma atmosfera de muita diversão e espírito de camaradagem fazendo com que esse evento seja “Muito mais que um campeonato de Surf”, complementa Fernando Gonzalez.
As inscrições para primeira etapa na praia da Ferrugem serão realizadas a partir do dia 11, diretamente com a Federação Catarinense de Surf (FECASURF). Os campeões da mirim e da feminina garantirão suas vagas à final internacional do Rip Curl Grom Search 2017, em algum lugar do Mundo, reunindo atletas que competem nesse mesmo circuito em países como Estados Unidos, Austrália, África do Sul, Indonésia, Nova Zelândia e Europa. Eles terão as passagens e hospedagens pagas pela Rip Curl para representar o Brasil.
No ano passado, o Rip Curl Grom Search teve um grande momento no Brasil, com a realização da final internacional na praia de Maresias, onde o fenômeno Samuel Pupo “reinou” em casa, para ser o segundo brasileiro campeão, igualando o feito de Gabriel Medina em 2010, na Austrália.
Na disputa nacional, o catarinense Anderson Júnior e a carioca Luara Thompson faturaram os títulos entre os mais velhos e estão classificados para a final internacional deste ano, que ainda terá o lugar divulgado. Leonardo Barcelos, também de Santa Catarina, faturou na iniciante, enquanto que Diego Aguiar, de São Paulo, faturou na grommet.
O Circuito Rip Curl Grom Search 2016 é apresentado por Guaraná Antarctica. Patrocínios: Lojas Sul Nativo, WQSurf e Overboard. Apoios: Jandaia, SkullCandy, SkyGraf e prefeituras de Garopaba, de Saquarema e de São Sebastião. Supervisão: Federação Catarinense de Surf, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e Federação Paulista de Surf. Divulgação da FMA Notícias. Cobertura da Revista Fluir e site Waves. Realização: Rip Curl.