quarta-feira, abril 17, 2024
Início » Mar grande define campeões no Maresia Sul Catarinense de Surf no Farol de Santa Marta (SC)

Mar grande define campeões no Maresia Sul Catarinense de Surf no Farol de Santa Marta (SC)

por fecasurf
0 comente
Domingo de vento sul e ondas fortes encerraram o Maresia Sul Catarinense de Surf na praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta (SC). Com o total de 154 inscritos (número recorde) , o último dia de competição definiu os campeões das 12 categorias disputadas, valendo pontos para o circuito estadual da Fecasurf e Sul Catarinense.
 *
Diferente do sábado quente e abafado, o domingo decisivo sofreu uma mudança brusca no tempo com a chegada do vento sul. O mar confirmou a previsão, com as séries chegando até 1,5 metros e formação um pouco balançada, mas mantendo a qualidade das ondas para as finais.

Raphael Becker desfilou sua experiência nas competições e esteve em duas finais no evento. Foto: Basilio Ruy

Esta etapa realizada no Farol foi um verdadeiro desafio e uma grande experiência em toda sua logística, para este novo formato introduzido pela Fecasurf em seu circuito amador, o SC QS 6000. Além de valer pontos para o estadual, os surfistas também pontuaram para o sul catarinense, circuito que vem movimentando o litoral sul do Estado, com a previsão de muitos campeonatos de alto nível na região.
*
¨Competir no paraíso tem seus desafios, e a realização de eventos em praias dessa natureza, como é a Praia do Cardoso não é diferente, é o chamado Evento Challenge¨
 *
O grande número de inscritos, que totalizou 154 competidores, é recorde para o ano de 2017. Um grande numero de competidores não é em si um grande problema, porém a partir da quarta-feira  anterior ao evento, as previsões começaram a preocupar a comissão técnica da Fecasurf, o mar mostrava uma reação a partir da metade do sábado e mar com tamanho e vento no domingo, o que obrigou a Fecasurf e os organizadores locais a planejar um Double Bank (palanque duplo) para acomodar as categorias de base antes que o mar chegasse a seu auge.
 *
Um pequeno inconveniente no início do dia obrigou o atraso do início de competição no sábado, e para completar uma tempestade elétrica paralisou o evento por um tempo considerável no meio da tarde de sábado, obrigando novamente a direção de prova a utilizar um segundo palanque para o Domingo.
 *
No domingo a Prainha, que apresentava ondas menores, porém perfeitas devido ao vento terral de sul, recebeu as categorias Petiz, Infantil, Adaptados e a Feminino Infantil, Feminino Iniciantes (categorias novas no circuito), Feminino Junior e Feminino Open. As demais categorias continuaram se enfrentando na praia do Cardoso, onde estava a estrutura principal.
 *
O alto nível das performances apresentadas em muitas categorias ditou o ritmo na competição. Nomes importantes no esporte estavam presentes, mesclando a nova geração com surfistas que fizeram história no surf catarinense. Atletas como Raphael Becker (duas vezes campeão catarinense profissional), Álvaro Bacana, Roni Ronaldo, entre outros, estavam presentes nesta etapa, valorizando ainda mais o evento.
 *
Doze finais no Farol

Finalistas da categoria Feminina Infantil, uma das novidades no Circuito Catarinense de Surf Amador, SC QS 6000. Foto: Basilio Ruy
Algumas finais chamaram a atenção, como a vitória incontestável de Jorge Correa, local da praia Brava de Florianópolis, na decisão da Master.
Ele colocou quase todos seus adversários em combinação para festejar o título.
 *
Quem também se deu bem com seus resultados foi o paranaense Anuah Chiah, primo do ex-top mundial Jihad Kodr. O garoto venceu as categorias Infantil e Petiz, levando uma bela premiação para Matinhos (PR).
 *
Em três categorias do surf feminino (Iniciantes, Junior e Open), Yasmin Dias foi soberana, sagrando-se campeã da etapa.
*
Na categoria Feminino Infantil, Gabriely Vasque levou a melhor nesta categoria que fez sua estreia no circuito da Fecasurf, este ano.
*
Tayron da Silva rumo à sua primeira vitória na categoria Junior do Circuito Catarinense de Surf Amador. Foto: Basilio Ruy
Tayron da Silva fez seu “debut”, conquistando sua primeira vitória na Junior, quando ele virou o resultado a seu favor no último minuto da decisão.
 *
A categoria Adaptados é sempre uma superação por parte de seus competidores, que independente do resultado, todos são verdadeiros campeões pela vontade de surfar e competir. Desta vez o título foi para Itajaí (SC), com Jonatham Borba.
 *
 Kainan Meira, aniversariante do dia, teve dois belos presentes vencendo as categorias Mirim e Iniciantes.
 *
Na última final do evento, o local Edmilson Eufrásio mostrou determinação e foco para vencer nomes de peso como Raphael Becker, Álvaro Bacana e Eloin Travisani e sair com o título da Open.
*
A próxima etapa do SC QS 6000, também válida pelo circuito Sul Catarinense de Surf, acontece em Garopaba (SC), nos dias 18 e 19 de março, com local a definir. Será mais um evento reunindo os melhores surfistas do sul do país em ondas sensacionais na capital do surf em Santa Catarina.
 *
O Maresia Sul Catarinense de Surf teve a apresentação da Santa Marta Surf Shop. Patrocínio da Index Krown Surfboards, Sorveteria Lambe e Gela, Silverbay e Dragon. Co-patrocínio da Go Home, Faculdades FUCAP, Mormaii, Opulence, e Prefeitura Municipal de Laguna. Apoio: Hotel Farol, Rise Up Wax, Supermercado Cardosão, Pousada Baiuka, DeLucca Surf Shop, Session Store, Project Morona, Admol, Drogaria e Farmácia Santa Marta. Realização: AR Surf Eventos. Supervisão Técnica: ASTFSM (Associação de Surf e Tow In Farol de Santa Marta), A-Tow Inj e Fecasurf.
 *
Resultados
Open
1º- Edmilson Eufrásio
2º- Eloin Travisani
3º- Raphael Becker
4º- Álvaro Bacana
Junior
1º- Tayron da Silva
2º- Wallace Vasco
3º- Anderson Junior
4º- Ignácio Gundesen
Mirim
1º- Kainan Meira
2º- Wallace Vasco
3º- Guilherme Marques
4º- Ian Casal
Iniciantes
1º- Kainan Meira
2º- Arthur Romão
3º- Patrick Plachi
4º- Gabriel Junior
Master
1º- Jorge Correa
2º- Raphael Becker
3º- Roni Ronaldo
4º- Álvaro Bacana
Petiz
1º- Anuar Chiah
2º- Davi Glazer
3º- Artur Darela
4º- Matheus dos Santos
Infantil
1º- Anuar Chiah
2º- Caetano Silveira
3º- Noah Machado
4º- Takeshi Oyama
Feminino Open
1ª- Yasmin Dias
2ª- Manu Pacheco
3ª- Fernanda Espíndola
4ª- Ângela Carolina
Feminino Junior
1ª- Yasmin Dias
2ª- Ariela Andrade
3ª- Manu Pacheco
4ª- Manu Ronnau
Feminino Iniciantes
1ª- Yasmin Dias
2ª- Ariela Andrade
3ª- Anita La Greca
4ª- Luara Mandeli
Feminino Infantil
1ª- Gabriely Vasque
2ª- Sofia Rocha
3ª- Kiany Hyakutake
4ª- Luara Mandeli
Adaptados
1º- Jonathan Borba
2º- Robson Gasperi
3º- Nen
4º- Gelder

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

Federação Catarinense de Surf
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00