Início » São Chico Pro começa na quinta-feira com lotação máxima de 176 surfistas de 13 estados do Brasil

São Chico Pro começa na quinta-feira com lotação máxima de 176 surfistas de 13 estados do Brasil

por fecasurf
0 comente

Evento apresentado pela Prefeitura de São Francisco do Sul na Prainha vale como terceira etapa da Taça Brasil da CBSurf e do Circuito Catarinense FECASURF Pro


Adriano de Souza
(Marcio David / Fecasurf)

Cartaz do São Chico Pro
(Divulgação)

Tainá Hinckel
(Marcio David / Fecasurf)

Julia Santos
(Gleyson Silva / CBSurf)

Amando Tenorio
(Damangar / CBSurf)

Adriano de Souza
(Marcio David / Fecasurf)

São Chico Pro apresentado pela Prefeitura de São Francisco do Sul começa nesta quinta-feira com lotação máxima de inscritos. Serão 176 surfistas de 13 estados participando da terceira etapa da Taça Brasil, divisão de acesso do circuito profissional da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), valendo pontos também para o ranking estadual da Federação Catarinense de Surf (FECASURF). São 144 competidores na categoria masculina e 32 na feminina, já escalados para estrear nas ondas da Prainha. Uma premiação de 100.000 Reais será dividida com o princípio da igualdade, com homens e mulheres recebendo o mesmo valor oferecido aos mais bem colocados.

A maioria dos inscritos é de Santa Catarina, com 44 surfistas, 36 na categoria masculina e 8 na feminina. Estes também marcarão pontos nos rankings estaduais da FECASURF, que premiará os campeões catarinenses profissionais de 2022, com uma moto Yamaha oferecida pela Motostore. Tainá Hinckel e Matheus Navarro vão defender a liderança no São Chico Pro, na terceira das cinco etapas programadas para este ano. Nativos de outros estados que moram em Santa Catarina e são filiados na FECASURF, também disputam esse prêmio extra.

Também estão em São Francisco do Sul para competir nas ondas da Prainha, 32 surfistas de São Paulo (28 homens e 4 mulheres), 23 do Ceará (17 e 6), 22 do Rio de Janeiro (17 e 5), 13 vindos do Rio Grande do Norte (só homens), 10 do Paraná (7 e 3), 8 da Bahia (7 e 1), 8 de Pernambuco (6 e 2), 5 da Paraíba (3 e 2), 4 do Rio Grande do Sul (3 e 1), 3 de Alagoas, 3 do Espírito Santo e 1 do Piauí. Entre os inscritos na categoria masculina, destaque para o campeão mundial Adriano de Souza e mais seis ex-integrantes da elite do CT.

PRIMEIRO DIA – O São Chico Pro apresentado pela Prefeitura de São Francisco do Sul será iniciado pelos homens na quinta-feira. Os 144 concorrentes foram divididos em quatro fases, de acordo com suas posições no ranking da Confederação Brasileira de Surf. Os 32 mais bem colocados estreiam na quarta, só no sábado, já disputando classificação para as oitavas de final. Nessa lista, estão os líderes da Taça Brasil, o alagoano Amando Tenorio e o pernambucano Luel Felipe, e um dos ex-tops do CT, o catarinense Willian Cardoso.

Os outros seis participantes do São Chico Pro que já representaram o Brasil na divisão de elite da World Surf League, vão estrear nesta quinta-feira na Prainha. O paranaense Peterson Crisanto, o paulista Deivid Silva e o catarinense Neco Padaratz, estão entre os 32 escalados nas oito baterias da triagem, que vão abrir o primeiro dia. Além deles, tem dois campeões brasileiros de surfe profissional, o alagoano Tânio Barreto na primeira bateria e na segunda o capixaba Krystian Kymerson, que venceu a terceira etapa da Divisão Principal da CBSurf, encerrada no último fim de semana em Matinhos, no Paraná.

O campeão mundial Adriano de Souza e mais dois ex-tops do CT, o também paulista Alex Ribeiro e o carioca Raoni Monteiro, estão entre os 48 surfistas que entrarão na primeira rodada de 16 baterias do São Chico Pro. Essa também acontece na quinta-feira, com Adriano Mineirinho competindo na nona bateria, Alex na 15.a e Raoni na 16.a e última do primeiro dia, junto com um bicampeão catarinense profissional, Diego Rosa.

SEGUNDO DIA – Na sexta-feira, o dia começa pela categoria feminina, com as 32 participantes do São Chico Pro estreando nas oito baterias da rodada inicial. A líder invicta do ranking estadual e primeira campeã catarinense profissional da história, Tainá Hinckel, está na sétima bateria. A surfista da Guarda do Embaú também lidera o ranking principal do CBSurf Pro com duas vitórias, a segunda conquistada no último fim de semana no Paraná. Suas primeiras adversárias na Prainha são a carioca Mariana Areno e as cearenses Ariane Gomes e Letícia Cavalcante.

Outra forte concorrente ao título do São Chico Pro, é a pentacampeã brasileira profissional e duas vezes vice-campeã mundial, Silvana Lima, que representou o Brasil na estreia do surfe nas Olimpíadas em Tóquio. Ela também chega em São Francisco do Sul embalada pela vitória no Circuito Banco do Brasil de Surfe, encerrado no domingo em Ubatuba (SP). Silvana estreia na segunda bateria e outros destaques são as líderes no ranking, a paulista Julia Santos na quinta bateria e a pernambucana Monik Santos na quarta. Elas venceram as duas etapas da Taça Brasil esse ano, em Maricá (RJ) e em Aracajú (SE), respectivamente.

13 ESTADOS – Entre as 32 desafiantes ao título feminino do São Chico Pro apresentado pela Prefeitura de São Francisco do Sul, 8 são de Santa Catarina, 6 do Ceará, 5 do Rio de Janeiro, 4 de São Paulo, 3 do Paraná, 2 de Pernambuco, 2 da Paraíba, 1 da Bahia e 1 do Rio Grande do Sul. Entre os homens, são 36 participantes de Santa Catarina, 28 de São Paulo, 17 do Rio de Janeiro, 17 do Ceará, 13 do Rio Grande do Norte, 7 do Paraná, 7 da Bahia, 6 de Pernambuco, 3 do Rio Grande do Sul, 3 do Espírito Santo, 3 de Alagoas, 3 da Paraíba e 1 do Piauí.

Na quinta-feira, vão competir 80 surfistas nas 24 baterias a serem realizadas, 8 da triagem e 16 da primeira fase. Destes, 48 já sairão da briga pelo título do São Chico Pro no primeiro dia. Apenas 32 avançarão para enfrentar os 32 pré-classificados que entram na segunda fase, a ser disputada logo após a primeira fase feminina na sexta-feira. Nesta segunda rodada de 16 baterias, estrearão mais 5 catarinenses, 7 paulistas, 6 surfistas do Rio de Janeiro, 4 do Ceará, 4 da Bahia, 3 do Rio Grande do Norte, 1 da Paraíba, 1 de Alagoas e 1 do Rio Grande do Sul.

CABEÇAS DE CHAVE – Já na lista dos 32 principais cabeças de chave que só estrearão no sábado, já disputando classificação para as oitavas de final do São Chico Pro, a maioria é de Santa Catarina com 9 surfistas. Entre eles, o líder do ranking catarinense, Matheus Navarro, campeão da segunda etapa em Itajaí. A relação prossegue com 6 competidores do Ceará, 4 de Pernambuco, 3 de São Paulo, 3 do Rio Grande do Norte, 2 do Rio de Janeiro, 2 da Paraíba, 1 do Espírito Santo, 1 do Piauí e 1 de Alagoas, o líder do ranking da Taça Brasil, Amando Tenorio.

A Taça Brasil é o circuito de acesso da Confederação Brasileira de Surf, que vai classificar 12 homens e 7 mulheres para disputar os títulos brasileiros profissionais no Dream Tour de 2023. No novo formato, cada etapa da Divisão Principal será limitada para 64 participantes na categoria masculina e 24 na feminina. Os 50 primeiros colocados no ranking masculino do CBSurf Pro esse ano e as 16 melhores do feminino, estarão garantidos no Dream Tour 2023. As outras duas vagas na categoria masculina e uma na feminina, ficarão para convidados (as).

São Chico Pro apresentado pela Prefeitura de São Francisco do Sul é uma realização conjunta da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e Associação de Surf da Prainha com homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). O evento tem patrocínio da Yamaha Motostore, Fico, Lord, Surfland, Fuwax, Açaí do Joca Junior, Silverbay, com apoio local do Bar do Banana, Take It Easy Pub, Restaurante Tá na Onda, Isla Armazém, Pousadas da Ilha e Ohana Dulius, Kanto da Pizza, Hotel Fragata, Harry Restaurante, Hadouken Sushi, Babitonga Hostel, Rei do Frango e Alan Madeira Imóveis. A competição será transmitida ao vivo pelo www.fecasurf.com.br e www.cbsurf.org.br

———————————————————–

Assessoria de Imprensa do São Chico Pro 2022

João Carvalho – JBC Notícias e Assessoria

(48) 999-882-986 – jbcsurfnews@hotmail.com

———————————————————–

BATERIAS DO SÃO CHICO PRO NA QUINTA-FEIRA:

08h00: TRIAGEM – 3.o=129.o lugar (35 pts) e 4.o=137.o lugar (21 pts):

1.a: Adailo Filho (CE), Marcos Correa (SP), Tânio Barreto (AL), Flavio Nakagima (SP)

2.a: Krystian Kymerson (ES), Niccolas Padaratz (SC), Uriel Sposaro (SC), Samuel Joquinha (RN)

3.a: Alandreson Martins (BA), Gustavo Bertotto (SC), Felix Martins (BA), Victor Costa (RN)

4.a: Renan Peres (SP), Kim Matheus (SP), Peterson Crisanto (PR), Cauã Gonçalves (SP)

5.a: Robson Santos (SP), Tayrom Silva (SC), Charlie Brown (CE), Luy Gonzales (RS)

6.a: Deivid Silva (SP), Samuel Serconeck (SC), José Muniz (SC), Gustavo Santos (SC)

7.a: Neco Padaratz (SC), Edgard Groggia (SP), Cauã Gomes (SC), Cristyan Martins (SC)

8.a: Leandro Silva (SC), Gustavo Ramos (SC), Gustavo Diniz (RN), Jonas Tatuíra (PR)

10h40: PRIMEIRA FASE – 3.o=97.o lugar (140 pts) e 4.o=113.o lugar (56 pts):

01: Cauet Frazão (RJ), Murilo Brandt (SC), Gabriel Catapam (PR), 1.o da 1.a da Triagem

02: Guilherme Lemos (CE), Marcio Freitas (CE), Lucas Silveira (RJ), 2.o da 1.a

03: Aminandes Pamplona (PR), Derek Adriano (SC), Bruno Moraes (SC), 1.o da 2.a

04: Renan Rodrigues (SP), Gabriel Ramos (SP), Kainan Meira (PR), 2.o da 2.a

05: Caio Knappi (RJ), Felipe A. Oliveira (SC), Ramiro Rubim (SC), 1.o da 3.a

06: Lucas Pires (RN), Wesley Leite (SP), Gustavo Borges (RS), 2.o da 3.a

07: João Cypriano (ES), Luis Henrique Lira (RJ), Patrick Plachi (SC), 1.o da 4.a

08: Alan Donato (PE), Diego Aguiar (SP), Pericles Dimitri (PR), 2.o da 4.a

09: Levy Batista (CE), Pedro Araújo (SP), Adriano de Souza (SP), 1.o da 5.a

10: Igor Gabriel (PE), Yan Feder (RJ), André Luiz (SC), 2.o da 5.a

11: Janninfer de Souza (CE), Geovane Ferreira (SP), Israel Junior (RN), 1.o da 6.a

12: Lucas Ribas (RJ), Glauciano Rodrigues (CE), Deyvson Santos (RN), 2.o da 6.a

13: Pedro Neves (RJ), Victor Valentin (PR), Kayan Medeiros (RN), 1.o da 7.a

14: Felipe Oliveira (SP), Petterson Thomaz (SC), Gabriel Paiva (BA), 2.o da 7.a

15: Juninho Malta (RJ), Tales Araujo (SP), Alex Ribeiro (SP), 1.o da 8.a

16: Raoni Monteiro (RJ), Diego Rosa (SC), Lucas Catapam (PR), 2.o da 8.a

 

BATERIAS DO SÃO CHICO PRO NA SEXTA-FEIRA:

08h00: PRIMEIRA FASE FEMININA – 1.a e 2.a=Quartas de Final:

——–3.a=17.o lugar (1.400 pts) e 4.a=25.o lugar (525 pts)

1.a: Nicole Santos (PE), Diana Cristina (PB), Yasmin Dias (RS), Laura Raupp (SC)

2.a: Silvana Lima (CE), Nalanda Carvalho (PB), Yasmin Neves (SP), Nathalie Martins (PR)

3.a: Vitória Carneiro (CE), Julia Duarte (RJ), Kiany Hyakutake (SC), Maya Carpinelle (SC)

4.a: Monik Santos (PE), Jessica Bianca (PR), Natalie Plachi (SC), Juliana Quint (SC)

5.a: Julia Santos (SP), Juliana dos Santos (CE), Kayane Reis (RJ), Luara Mandelli (PR)

6.a: Taís Almeida (RJ), Kemily Sampaio (SP), Sol Carrion (SP), Susã Leal (SC)

7.a: Ariane Gomes (CE), Letícia Cavalcante (CE), Tainá Hinckel (SC), Mariana Areno (RJ)

8.a: Potira Castaman (BA), Larissa dos Santos (CE), Luara Thompson (RJ), Isabelle Nalu (SC)

10h40: SEGUNDA FASE MASCULINA – entrada de 32 pré-classificados:

——–3.o=65.o lugar (371 pts) e 4.o=81.o lugar (280 pts)

01: Luan Carvalho (SP), Yuri Gonçalves (SC), 1.o da 1.a da Primeira fase e 2.o da 2.a

02: Flavio Galini (BA), Pedro Dib (SP), 1.o da 2.a e 2.o da 1.a

03: Leo Andrade (BA), Kaique Timidate (SC), 1.o da 3.a e 2.o da 4.a

04: Daniel Templar (RJ), Kayki Araujo (SC), 1.o da 4.a e 2.o da 3.a

05: Alan Jhones (RN), Marcus Cintra (CE), 1.o da 5.a d 2.o da 6.a

06: Artur Silva (CE), Luan Wood (SC), 1.o da 6.a e 2.o da 5.a

07: Diogo Santos (BA), Jonatha Santos (RN), 1.o da 7.a e 2.o da 8.a

08: Leonardo Barcelos (SC), Valentin Neves (RJ), 1.o da 8.a e 2.o da 7.a

09: Leandro Bastos (RJ), Diego Brigido (RJ), 1.o da 9.a e 2.o da 10.a

10: Douglas Noronha (SP), Thiago Eduardo (CE), 1.o da 10.a e 2.o da 9.a

11: Gabriel Klaussner (SP), Weslley Dantas (SP), 1.o da 11.a e 2.o da 12.a

12: Luciano Brulher (SP), Willyam Feiden (AL), 1.o da 12.a e 2.o da 11.a

13: José Junior (RN), Vitor Ferreira (RJ), 1.o da 13.a e 2.o da 14.a

14: Davi Sobrinho (CE), Bruno Galini (BA), 1.o da 14.a e 2.o da 13.a

15: Ricardo Kjelin (RS), Daniel Adisaka (SP), 1.o da 15.a e 2.o da 16.a

16: Samuel Igo (RJ), Theo Fresia (RJ), 1.o da 16.a e 2.o da 15.a

 

BATERIAS DO SÃO CHICO PRO NO SÁBADO:

08h00: TERCEIRA FASE – entrada dos 32 principais cabeças de chave:

—1.o e 2.o=Oitavas de Final / 3.o=33.o lugar (462 pts) e 4.o=49.o lugar (420 pts)

01: Douglas Silva (PE), Luã da Silveira (SC), 1.o da 1.a da Segunda Fase e 2.o da 2.a

02: Gabriel Farias (PE), Patrick Alves (PI), 1.o da 2.a e 2.o da 1.a

03: Lucas Bezerra (CE), Mateus Sena (RN), 1.o da 3.a e 2.o da 4.a

04: Luan Ferreyra (PE), Caetano Vargas (SC), 1.o da 4.a e 2.o da 3.a

05: Kaua Hanson (PB), Hedieferson Junior (SC), 1.o da 5.a e 2.o da 6.a

06: Fernando Junior (SP), Matheus Navarro (SC), 1.o da 6.a e 2.o da 5.a

07: Emanoel Tobias (RN), Vicente Ferreira (RJ), 1.o da 7.a e 2.o da 8.a

08: Luel Felipe (PE), Marcio Farney (CE), 1.o da 8.a e 2.o da 7.a

09: Amando Tenorio (AL), Wallace Vasco (SC), 1.o da 9.a e 2.o da 10.a

10: Madson Costa (RN), Alexandre Camargo (CE), 1.o da 10.a e 2.o da 9.a

11: Rafael Teixeira (ES), Walley Guimarães (SC), 1.o da 11.a e 2.o da 12.a

12: Hizunomê Bettero (SP), José Francisco (PB), 1.o da 12.a e 2.o da 11.a

13: Messias Felix (CE), Felipe Ximenes (SC), 1.o da 13.a e 2.o da 14.a

14: Marcos Alves (CE), Anderson Silva Pikachu (RJ), 1.o da 14.a e 2.o da 13.a

15: Luiz Mendes (SC), Mathias Ramos (CE), 1.o da 15.a e 2.o da 16.a

16: Igor Moraes (SP), Willian Cardoso (SC), 1.o da 16.a e 2.o da 15.a

13h20 até 16h00: OITAVAS DE FINAL OU QUARTA FASE

——–3.o=17.o lugar (1.400 pts) e 4.o=25.o lugar (525 pts)

 

PROGRAMAÇÃO PARA O DOMINGO DO SÃO CHICO PRO:

08h00: Quartas de Final Femininas

09h20: Quartas de Final Masculinas

10h40: Semifinais Femininas

11h30: Semifinais Masculinas

12h20: Grande Final Feminina

12h50: Grande Final Masculina

13h20: Cerimônia de Premiação no Pódio

 

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00