Yuri Gabryel e Valentina Zanoni brilham na primeira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2025 em Balneário Camboriú(SC)

A etapa de abertura do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 apresentado pela Mini Kalzone e Surfland Brasil rolou nesse último final de semana na praia Central de Balneário Camboriú (SC), e definiu os campeões das 10 categorias em disputa. Destaque para Yuri Gabryel e Valentina Zanoni, campeões de cinco categorias no total.

A abertura do Circuito Surf Talentos Oceano 2025 na praia Central de Balneário Camboriú(SC) reuniu a nova geração do surf catarinense e brasileiro para a primeira etapa 10.000 pontos desta temporada válida pelo ranking do Circuito Fecasurf de Base 2025.

A competição começou na sexta-feira e foi até o domingo com boas ondas na faixa de 0,5 metro durante todo o final de semana. No domingo decisivo as ondas melhoraram ainda mais, com as séries chegando a 0,5 metrão quebrando rápidas e com excelente formação para as 10 categorias previstas no cronograma da prova.

O principal destaque de sábado foi Yuri Gabryel, que chegou ao incrível somatório de 15.60 pts na primeira fase da Sub-18 Masculino, e se garantiu para as semifinais de domingo. Valentina Zanoni também impressionou na Sub-14 Feminino, e fez uma das maiores médias do evento chegando a 14.75 pts durante a primeira semifinal da categoria.

Outro destaque da competição foi o sergipano radicado em Florianópolis(SC) Luca Messenger, que dominou as duas primeiras rodadas da Sub-14 Masculino com a maior soma de sua categoria, chegando a 13.00 pts em suas duas melhores ondas.

“Muito bom realizar um evento com altas ondas e um nível técnico absurdo dessa garotada que está quebrando em Balneário Camboriú. Obrigado mais uma vez à Prefeitura de Balneário Camboriú e à Fundação de Esportes, que não mediram esforços para que essa competição mais uma vez viesse para esta cidade incrível que é Balneário. Obrigado também à Oceano pela parceria e a todos os patrocinadores desse que é um dos maiores circuitos de base do país”, disse Fred Leite, promotor da Swell Eventos.

Domingo de finais e boas ondas em Balneário Camboriú

As ondas estavam perfeitas para o domingo decisivo do Circuito Surf Talentos Oceano 2025. A competição seguiu com disputas eletrizantes e definiu os campeões desta terceira etapa do ano do Circuito Fecasurf de Base 2025.

A primeira final do evento foi com a garotada da Sub-08 Mista, que reuniu os surfistas mais novos do circuito. A vitória foi para o carismático Gabrielzinho do Surf, que estava em segundo até o final da bateria. Nos minutos finais ele achou uma esquerda salvadora para virar o resultado e vencer a etapa. Em segundo ficou Arthur Henrique, o “Tutu”, que fez a maior soma da categoria ainda na primeira fase (13.75). Antonio Figueiredo Fronza foi o terceiro e Nicolas Nagata, de Ubatuba(SP), o quarto colocado.

A decisão da Sub-12 Feminino foi equilibrada do início ao fim. Manu Morais foi a vencedora após marcar 8.0 pontos em sua última apresentação e virar o resultado em cima de Nalu Hanada, que liderou boa parte da disputa, mas terminou com a segunda colocação. Maria Clara Borges foi a terceira colocada, e Sophia Sens fechou a final na quarta posição.

Na sequência foi a vez da decisão da Sub-10 Masculino, marcada pela disputa intensa entre os quatro finalistas. O surfista de Garopaba(SC) JP Batatinha conseguiu uma boa esquerda de 5.25 pts no final da bateria que lhe deu o título de virada nesta etapa. O local de São Francisco do Sul(SC) Bruce Júnior, que havia feito a melhor soma desta categoria durante a semifinal (11.35 pts), terminou com o vice-campeonato. Kainoa Wisbeck ficou com o terceiro posto, seguido por Keoni Zanoni em quarto lugar.

A quarta final do dia foi da categoria Sub-14 Feminino, com o primeiro dos três títulos da surfista de Itajaí(SC) Valentina Zanoni na etapa. Ela dominou a bateria decisiva, marcando a melhor nota da bateria (6.0 pts) para sagrar-se campeã. Ana Aguiar repetiu o resultado de 2024 e ficou com o vice-campeonato, seguida por Maya Reis e Kyara Antunes, que terminaram na terceira e quarta colocações respectivamente.

Na final da Sub-12 Masculino, o capixaba Kaleb Henrique(ES) mostrou conexão com as ondas de Balneário Camboriú(SC), e marcou o excelente somatório de 14,50 pts em suas duas melhores ondas (8.00 e 6.50). O surfista da praia de Ulé(ES) confirmou o título após fazer 8.0 pontos em direita longa que lhe rendeu três manobras. Em segundo ficou Rafael Acom, com Guilherme Goulart na terceira colocação e Henrique Surfboy fechando a lista em quarto lugar.

A decisão da Sub-16 Feminino marcou o segundo título de Valentina Zanoni na competição. Ela já havia feito a segunda maior nota do evento ainda no primeiro round (16.25), e manteve o mesmo ritmo na final após uma excelente performance pra direita que lhe rendeu 8.50 e o título da etapa. Ela superou Luiza Rosa Teixeira, atleta da praia do Rosa, Imbituba(SC), que tomou a virada e ficou com a segunda posição. Na final Luiza também começou bem a disputa com um highscore (8.0) em seu somatório, mas não foi o suficiente para o título. Ana Aguiar finalizou na terceira posição, com Kauanny de Souza em quarto lugar.

A decisão da Sub-14 Masculina teve Luca Messenger apostando nas direitas de frontside e se dando bem. Ele abriu a bateria com 6.0 pts e liderou todo o confronto até o fim, para confirmar o título com uma nota de 7.0 pts em sua última apresentação. O surfista de Florianópolis(SC) Lucas Velasquez também surfou bem durante todo o evento, e terminou com o vice-campeonato em BC. Rian Prieto finalizou no terceiro posto com Davi Júnior fechando a lista em quarto lugar.

A Sub-18 Feminino voltou ao calendário da Fecasurf neste ano, e fez sua estreia nesta etapa 10.000 do Circuito Estadual de Base 2025. Mais uma vez Valentina Zanoni subiu no lugar mais alto do pódio, numa disputa quase que particular contra Luiza Rosa Teixeira, que novamente ficou com o vice-campeonato. Ane Leite e Kaylane Antunes não acompanharam o ritmo das duas e finalizaram a competição na terceira e quarta posições respectivamente.

A penúltima final do dia foi a Sub-16 Masculino, com a primeira vitória do dia de Yuri Gabryel. O surfista do Campeche começou forte a decisão, e logo em sua terceira onda marcou 9.0 pontos para liderar a disputa, seguido de perto por Michel Demétrio, que também é local do Campeche em Floripa. Depois de começar na frente, Yuri Gabryel caiu para segundo lugar, mas voltou à liderança após marcar 6.0 pontos e reverter o resultado a seu favor nos cinco minutos finais para conquistar o título. Michel Demétrio surfou muito bem a decisão e marcou duas notas acima de 7.0 pontos, chegando perto do título na segunda posição. Lucas Velasquez ficou em terceiro, com Luca Messenger no quarto posto.

A última decisão da primeira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2025 foi a Sub-18 Masculino, que consagrou a segunda vitória de Yuri Gabryel na competição. A partir da metade da bateria Yuri imprimiu um ritmo forte para as esquerdas e utilizou de forma eficaz os aéreos com rotação para vencer a etapa, somando 13.50 na grande final. Em segundo ficou Luigi Wengrover, que até liderou a disputa no início, apresentando manobras fortes de backside. Michel Demétrio, em mais uma final disputada nesta etapa, ficou em terceiro e Henrique Venceslau na quarta posição.

“Para a Fecasurf é uma honra realizar um evento desse porte em Balneário Camboriú, cidade que tem vocação para revelar talentos do surf e realizar grandes eventos. Parabéns a todos os envolvidos, e o Circuito de Base da Fecasurf não para em 2025. Vamos para a próxima”, disse Renato Melo, Presidente da Fecasurf.

A próxima etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2025 ainda não tem data e local definidos até o momento. Em breve a Swell Eventos divulgará todas as informações a respeito da competição.

Confira todas as informações sobre a primeira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2025, apresentado pela Mini Kalzone e Surfland Brasil, competição válida pela terceira etapa do Circuito Fecasurf de Base 2025 nas redes sociais da @swelleventos @surftalentosoceano e @fecasurf.

Mini Kalzone e Surfland Brasil apresentam Circuito Surf Talentos Oceano 2025 – 1ª etapa (valendo 10 mil pontos o Circuito Fecasurf de Base 2025) – Praia Central – Balneário Camboriú(SC)

Patrocínio Master: Oceano Surf Wear
Apresentação: Mini Kalzone e Surfland Brasil
Patrocínio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, Fu-Wax, Mormaii, MB Marketing Esportivo, Clube Candeias e Emerson Santiago Surfboards.
Ações Socioambientais: Keep The Ocean Blue e Ecolocal Brasil
Homologação: Fecasurf e ASBC
Uma realização: Swell Eventos

Resultados

Pódio Sub 18 Masculino Foto Márcio David

SUB-18 Masculino
1- Yuri Gabryel | 2- Luigi Wengrover | 3- Michel Demetrio | 4- Henrique Venceslau

Pódio Sub 16 Masculino Foto Márcio David

SUB-16 Masculino
1- Yuri Gabryel | 2- Michel Demetrio | 3- Lucas Velásquez | 4- Luca Messenger

Pódio Sub 14 Masculino Foto Márcio David

SUB-14 Masculino
1- Luca Messenger | 2- Lucas Velásquez | 3- Rian Prieto | 4- Davi Júnior

Pódio Sub 12 Masculino Foto Márcio David

SUB-12 Masculino
1- Kaleb Henrique | 2- Rafael Acom | 3- Guilherme Goulart | 4- Henrique Surfboy

Pódio Sub 10 Masculino Foto Márcio David

SUB-10 Masculino
1- JP Batatinha | 2- Bruce Junior | 3- Kainoa Wisbeck | 4- Keoni Zanoni

Pódio Sub 18 Feminino Foto Márcio David

SUB-18 Feminino
1- Valentina Zanoni | 2- Luiza Rosa Teixeira | 3- Ane Leite | 4- Kaylane Antunes

Pódio Sub 16 Feminino . Foto Márcio David

SUB-16 Feminino
1- Valentina Zanoni | 2- Luiza Rosa Teixeira | 3- Ana Aguiar | 4- Kauanny de Souza

Pódio Sub 14 Feminino Foto Márcio David

SUB-14 Feminino
1- Valentina Zanoni | 2- Ana Aguiar | 3- Maya Reis | 4- Kyara Antunes

Pódio Sub 12 Feminino Foto Márcio David

SUB-12 Feminino
1- Manu Morais | 2- Nalu Hanada | 3- Maria Clara Borges | 4- Sophia Sens

Pódio Sub 8 Masculino Foto Márcio David

SUB-8 Mista
1- Gabrielzinho do Surf | 2- Tutu Henrique | 3- Antônio Figueiredo Fronza | 4- Nicolas Nayara

Confira o ranking do Circuito Fecasurf de Base 2025 nas próximas atualizações das redes sociais da Fecasurf (@fecasurf).

Jornalista: João Lopes / Textos: @prime.press07 – E-mail: prime.press07@gmail.com
Assessoria & Comunicação: Prime.Press07

Related posts

José Francisco iguala tricampeonato histórico no São Chico Surf Festival

Tainá Hinckel já garantiu o tetracampeonato catarinense no São Chico Surf Festival

Douglas Silva é coroado bicampeão brasileiro no Corona Cero Dream Tour Floripa 2025