sábado, abril 13, 2024
Início » Joaca de gala na abertura do circuito Fecasurf 2023.

Joaca de gala na abertura do circuito Fecasurf 2023.

Dois dias com ondas alucinantes marcaram a abertura do Circuito Fico Kids and Kings ASJ 2023 - Apresentado pela Powerlight Surfboards - neste último final de semana na praia da Joaquina. A competição distribuiu 5.000 pontos para o ranking Fecasurf de Base, além de 1.000 pontos para o Circuito ASJ 2023.

por fecasurf
0 comente

Mais um final de semana inesquecível para o surf catarinense e de Floripa com a disputa da primeira etapa do Circuito Fico Kids and Kings Challenge ASJ 2023. A prova reuniu atletas de varias partes do Brasil, vindos de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e de todo litoral catarinense.

Com cerca de 130 atletas inscritos nas 12 categorias em disputa, a competição novamente foi um sucesso, e comprovou a força e o prestígio que o nome ASJ (Associação de Surf da Joaquina) tem no surf brasileiro. “As etapas da ASJ ganharam projeção na mídia, atraindo atletas de várias partes do país, e consolidando o circuito da Joaquina como um dos melhores e mais fortes do Brasil” declarou Cristiano Melo, promotor do circuito.

Praia da Joaquina lotada em mais um grande evento da ASJ. Foto: Basilio Ruy/PP007

Circuito ASJ é sinônimo de altas ondas

Novamente as condições do mar foram destaque em uma etapa da ASJ. Ondas com excelente formação que chegaram a 1 metro nas séries (principalmente no domingo) premiaram os competidores em mais um final de semana inesquecível na praia da Joaquina.

Não é a toa que a Joaca é um dos principais palcos do surf brasileiro. ASJ sempre se preocupa em trazer algo a mais em seus circuitos, além das ondas sensacionais que quebram no pico” comentou o novo presidente da ASJ Delmar Correia.

Parabens Floripa!!. Foto: Basilio Ruy/PP007

O evento também fez parte dos 350 anos de Florianópolis(SC), comemorados na última quinta-feira, 23 de março. Um bolo foi encomendado e distribuído durante a entrega da premiação no domingo, após os presentes cantarem parabéns para a cidade.

Surf Adaptado e Sub-08 fazem a festa na Joaca.

Galera do Surf Adaptado e seu alto astral contagiante. Foto: Basilio Ruy/PP007

No sábado foram definidos os campeões das categorias Surf Adaptado, num trabalho realizado entre a ASJ em parceria com a ASSF (Associação de Surf Sem Fronteiras).  Luciano Nem ficou com a vitória na Adaptado Masculino Open, Manoela Candido na Adaptado Feminino, Kaue Mariano venceu a Deficientes Visuais e Tiago Albino a Masculino Intelectual.

Além de se divertirem na cama elástica e com os recreadores infantis, a garotada da categoria Sub-08 competiu numa bateria de apresentação e ganharam suas medalhas de participação e camisas promocionais do evento.

Etapa da ASJ deu a largada para o Circuito Fecasurf de Base 2023

Staff Fecasurf e ASJ. Foto: Basilio Ruy/PP007

Oito categorias foram definidas no domingo de ondas alucinantes que quebraram durante grande parte do dia na praia da Joaquina. As categorias Sub-10/12/14/16/18 Masculino e Feminino Sub-12 valeram 5.000 pontos para o Circuito Fecasurf de Base 2023, além de 1.000 pontos para o ranking ASJ. A Local e Master valeram apenas pelo Circuito ASJ 2023.

Kaleb Henrique saiu da praia do Ulé, no Espírito Santo, e apresentou grandes performances em sua primeira participação em um evento da ASJ para vencer a categoria Sub-10 Masculino.

Na Sub-12 Masculino, Caua Demski foi o melhor e ficou com o título.  A surfista de Itajaí(SC) Valentina Zanoni começou bem a temporada e foi a campeã da Sub-12 Feminina.

Yuri Gabryel campeão Sub-14 Masculino. Foto: Basilio Ruy/PP007

João Vitor Neres venceu a categoria Sub-16. Foto: Basilio Ruy/PP07

Yuri Gabryel venceu a Sub-14 Masculino com belas apresentações, assim como João Vitor Neres, que vem mostrando evolução nas competições para sagrar-se campeão da Sub-16 Masculino.

João Lucas, campeão Local ASJ. Foto: Basilio Ruy/PP007

A final da Local foi vencida por João Lucas, que dominou as ações durante os 15 minutos de disputa, com o mar já balançado pela ação do vento de quadrante sul que soprou perto do final de tarde.

Jeferson Duarte, campeão Master. Foto: Basilio Ruy/PP007

A última final do dia foi a categoria Master. As manobras fortes de Jeferson Duarte estavam encaixadas com as ondas da Joaca desde o primeiro round. Numa bateria muito equilibrada, ele derrotou Ronaldo Silveira (2º), Diego Rosa(3º) e Raphael Becker(4º).

Renato Melo(presidente da Fecasurf), Cristiano Melo (Promotor do circuito), Ed Pereira (Secretário de Cultura Esporte e Lazer), Mateus Herdy (campeão mundial Pro Junior WSL 2019 e cria da ASJ) e Delmar Correa (Presidente da ASJ). Foto: Basilio Ruy/PP007

Campeões Profissionais Catarinenses celebrados na Joaquina.

Gerações de campeões formados na Joaca. Foto: Basilio Ruy/PP007

A bateria de apresentação reunindo surfistas “Manezinhos” campeões catarinenses profissionais formados nas ondas da Joaquina foi um dos pontos altos desta primeira etapa do Circuito ASJ 2023.

Roberto Lima (primeiro campeão catarinense Pro em 1980), Guga Arruda (bicampeão em 1995/99), Raphael Becker (campeão 2003) e Diego Rosa (bicampeão 2004/2006) foram pra água, numa bateria que levantou o grande público presente na Joaca nesse domingo de sol.

Roberto Lima foi campeão catarinense profissional há 42 anos e continua surfando muito. Meu ídolo!” comentou o ex-árbitro da extinta ASP Décio Couto, ao lado de David Husadel, outra lenda do surf catarinense e brasileiro, ambos assistindo a bateria na beira do mar.

Lima foi um dos destaques da apresentação, e abriu a bateria com uma potente rasgada de backisde, jogando muita água pra cima. “Inspirei-me no Guga Arruda! Tinha o visto executando essas manobras na sessão de treinos mais cedo” declarou Roberto Lima.

Exposição da fauna marinha nas areias da Joaca.

A parte ambiental também esteve presente no cronograma da etapa. Uma parceria entre a Ecosurf e a diretoria de meio ambiente da ASJ levou a diversidade do mundo submarino para a Joaquina durante a competição. O objetivo foi oferecer uma experiência diferenciada junto à natureza às futuras gerações de surfistas de todo o país.

Exposições com diversas espécies de mamíferos aquáticos, corais, águas vivas, aves marinhas, polvos e tubarões atraíram a atenção da garotada e dos amantes da natureza no sábado ensolarado na Joaca.

Também foi realizada uma limpeza nas dunas da Joaquina, cata ao micro-lixo e plantio de mudas de vegetação nativa em diversos pontos da praia pelos voluntários das entidades, em conjunto com a garotada que estava competindo na etapa.

Veja a Galeria de Fotos Basílio Ruy

Premiação por etapa do Circuito ASJ 2023.

-Sub-18 Masculina: R$500,00 (Quinhentos Reais) em dinheiro.
-Sub-12 Masculina: prancha – Powerlight Surfboards (campeão)
-Sub-14 Masculina: prancha – Powerlight Surfboards (campeão)
-Sub-16 Masculina: prancha – Powerlight Surfboards (campeão)
-Sub-10 Masculina: prancha – Powerlight Surfboards (campeão)
– Feminino Sub-12: prancha– Powerlight Surfboards (campeã)
-Sub-08 Mista: Medalhas e camisetas promocionais da etapa.
-Master: R$500,00 (Quinhentos Reais) em dinheiro.
-Local: Bloco Fiberglass(campeão)
-Surf Adaptado Masculino Performance: Troféu e kits
-Surf Adaptado Masculino Intelectual: Troféu e kits
-Surf Adaptado Masculino Deficientes Visuais: Troféu e kits
-Surf Adaptado Feminino: Troféu e kits
Os demais finalistas receberão kits de premiação recheados com produtos e acessórios das marcas patrocinadoras e apoiadoras do Circuito ASJ 2023.A próxima etapa do Circuito Kids and Kings ASJ 2023 apresentado pela Powerlight Surfboards acontecerá no inverno, dias 22 e 23 de julho na praia da Joaquina. Confira os resultados.

Powerlight Surfboards apresenta CircuitoFico Kids and Kings Challenge ASJ 2023

Apresentação: Powerlight Surfboards

Patrocínio: Fico Surfwear, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Curta Mais Floripa 2023, AFESC, Fundação Municipal de Esportes, Cabrera Náutica, Surfland Brasil, Fiberglass, Suntech,  Dream Surf, Neokai Wetsuits, Muito Mais Carro e Banana Wax.

Apoio: Joaquina Surfshop, Komtodos Restaurante  Vegetariano, Mar Aberto Náutica, YES Empreendimentos, Eco Surf, Sobrasa, Maldivas Surf Shop, Mercado e Panificadora Correia, Reefifi Surfshop, Tikehau Surfshop, Cris Hotel, Restaurante Pedra Careca, Atôa na Jôa Restaurante e Prime.Press07 Assessoria & Comunicação.

Realização: Associação de Surf da Joaquina (ASJ)

Homologação: Fecasurf (Federação Catarinense de Surf).

-12
[5.000  ]
1- VALENTINA ZANONI
2- Maria Heizen
3 – Kyara Antunes
4- Maya Reis Bianchini

-10
[5.000  ]
1- KALEB HENRIQUE
2- Henrique Surfboy
3 – Heitor Lemiska
4- Aquiles Lemiska

-12
[5.000  ]
1- CAUA DEMSKI
2- Mateus Amaral
3 – Samuel Couto
4- Kaleb Henrique

-14
[5.000  ]
1- YURI GABRYEL
2- Rafael Kenzo
3 – Enrico Malhado
4- Nicolas Oliveira

-16
[5.000  ]
1- JOÃO VITOR NERES
2- Yuri Gabryel
3 – Henrique Venceslau
4- Enrico Malhado

-18
[5.000  ]
1- RYAN CAMPOS
2- João Vitor Neres
3 – Esdras Morais
4- Henrique Venceslau

[1.000  ]
1- JOÃO LUCAS
2- Caetano Silveira
3 – Fabrício Amorim
4- Pedro Souza

a
[1.000  ]
1- JEFERSON DUARTE
2- Ronaldo Silveira
3 – Diego Rosa
4-  Raphael Becker

Surf Adaptado Masculino Intelectual
[1.000  ]

1- TIAGO ALBINO
2- Lars Bayer
3 – Rafael Vaz
4- Lucas Silva
5- Yudi Maoca
6- Vinicius Vieira

Surf Adaptado Deficiente Visual
[1.000  ]
1- KAUE MARIANO
2- Derek Rabelo
3 – Adriano Alves
4- Silvia Bento
5- Marina Busnelo
6- Samuel da Luz

Surf Adaptado Open
[1.000  ]
1- LUCIANO NEM
2- Fidel Teixeira

Surf Adaptado Feminino
[1.000  ]
1ª- MANOELA CANDIDO
2ª- Vitória Diehl

Prime.Press07 Assessoria & Comunicação – @prime.press07

Jornalista/Texto: João R. Lopes   Fotos: Basilio Ruy
Email: prime.press07@gmail.com

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

Federação Catarinense de Surf
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00